LOCAIS PÚBLICOS

Porto Alegre: ação inédita com Eduroam

26/09/2014 16:48

Os pontos de acesso do Eduroam fazem parte da infraestrutura da rede Porto Alegre Livre, da Procempa.

POA é a primeira cidade da América Latina a ter Eduroam em locais públicos. Foto: Cristina Leipnitz/Divulgação PMPA.

Tamanho da fonte: -A+A

A partir de um termo assinado nessa sexta-feira, 26, Porto Alegre se torna primeira cidade da América Latina a oferecer a rede wi-fi Eduroam em locais públicos. Professores, pesquisadores, alunos e funcionários de instituições usuárias do serviço - como UFRGS, PUC-RS e diversas universidades ao redor do mundo - poderão acessar a rede em 15 locais da cidade.

O termo foi assinado pela Empresa de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), gestora e operadora no Brasil do Eduroam.

Os 15 locais que terão o serviço disponível são: Parque da Redenção, Avenida Ipiranga, Praça Quinze de Novembro, DEMHAB, SMOV e SPM, Parque Marinha do Brasil, DMLU, Mercado Público, Usina do Gasômetro, Parque Marinha do Brasil, Largo Glênio Peres, Largo dos Açorianos, Praça Izabel a Católica, Viaduto Dom Pedro I e Praça da Alfândega. 

Os testes para a implantação da rede começaram em agosto do ano passado. Os pontos de acesso do Eduroam fazem parte da infraestrutura da rede Porto Alegre Livre, operada pela Procempa.

“A partir da instalação da rede em locais públicos de Porto Alegre, a ideia é incentivar outras cidades a seguirem o mesmo caminho, para dar mobilidade ao público acadêmico, que passa a não ficar restrito às instituições para acessar a internet gratuitamente”, explica Antônio Carlos Fernandes Nunes, diretor-adjunto de Gestão de Serviços da RNP.

Lançado no Brasil em 2012, o Eduroam é uma iniciativa internacional que já reúne instituições de aproximadamente 60 países. 

Dessa forma, quando um pesquisador, professor ou estudante do exterior vier a Porto Alegre, ele poderá se conectar ao Eduroam com as mesmas credenciais que utiliza no país de origem.

Foi o que aconteceu durante a Copa do Mundo, quando a rede ainda estava em fase de projeto piloto. O eduroam foi utilizado por usuários de instituições de 13 países: Alemanha, Reino Unido, Portugal, Espanha, Holanda, França, Áustria, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Itália, Singapura e Suécia.

Com Pontos de Presença nas 27 unidades da federação, a rede tem mais de 900 localidades conectadas. São mais de 3,5 milhões de usuários no Brasil.

Veja também

EX-CC
Buralde assume gerência na Procempa

Buralde era CC na estatal, mas estava lotado no gabinente do prefeito.

PORTO ALEGRE
CPI da Procempa pede indiciamentos

Estão na lista oito funcionários incluindo André Imar Kulczynski, ex-presidente da empresa.

PORTO ALEGRE
Mario Teza assume Procempa

Ex-diretor geral da Campus Party no Brasil, foi anunciado pelo prefeito José Fortunati como o novo presidente da Procempa.

EXCLUSIVO
Conheça os planos de Teza

O trabalho de Teza agora é provar que ele estava certo.

POLÍTICA
Saí fortalecido desta eleição”, diz Di Matteo

O candidato a deputado federal, Renato Di Matteo (PSB), obteve 40.686 votos nas Eleições 2014, dos quais 19.698 somente em Rio Claro. Apesar do resultado expressivo, a votação não foi suficiente para elegê-lo. No entanto, Di Matteo avalia o desempenho nas urnas satisfatório. “Foi uma campanha bonita, limpa e sem ataques. É um ótimo resultado para a primeira candidatura. Uma votação expressiva”, comenta.

INTERNET
Blumenau: wi-fi em terminais de ônibus

A partir de setembro, os terminais Aterro, Fonte e Velha contarão com o serviço.

INTERNET
São Paulo tem ônibus com wi-fi

Os quatro veículos são operados pela viação Campo Belo e circulam na Zona Sul da cidade.

TENDÊNCIA
Wi-fi cresce no transporte público

Estação do Trensurb terá rede de conexão Wi-Fi que comportará até 700 acessos simultâneos.