Quantiq fez uma mudança geral. Foto: Divulgação.

A Quantiq, empresa de distribuição de produtos químicos controlada pela holding GTM, contratou a Accenture para um projeto de implementação do sistema de gestão S/4Hana, da SAP.

O projeto também contou com a participação da EZ4, contratada para realizar a integração entre o ERP da SAP e o software de Comércio Exterior fornecido pela Totvs.

Até janeiro de 2017, a Quantiq era parte da petroquímica Braskem, que vendeu a distribuidora por R$ 550 milhões para a GTM.

Com a mudança de controle, a empresa passou por uma reavaliação da tecnologia utilizada internamente. Na época da Braskem, era utilizada uma versão anterior do ERP da SAP, o mesmo utilizado no grupo.

O projeto de adoção do S/4Hana teve nove meses de duração, com o go-live realizado no dia 1º de agosto.

“Avaliamos opções de sistemas de desembaraço aduaneiro nativos SAP, mas a customização necessária seria grande e com alto custo para consultoria. Então verificamos também as ferramentas específicas de comércio exterior da Thomson Reuters e da Totvs”, relata Jessé Gusmão, gerente de TI da Quantiq.

O S/4Hana é utilizado em toda a operação, para áreas como fiscal, controladoria, logística, gestão de armazéns e outras.

Para o comércio exterior, a ideia foi buscar uma ferramenta com abrangência local e que possa atender, no futuro, às demais unidades do grupo no mundo. O objetivo principal do software é auxiliar na gestão dos processos de importação e exportação, integrando os processos com os demais módulos do ERP.

A EZ4, focada na implementação de soluções Totvs, realizou a contextualização do sistema como, a instalação, a capacitação, as melhorias e o suporte técnico a solução.

A Quantiq possui um portfólio com mais de 1 mil produtos, divididos entre industriais, especialidades e customer solutions. 

Com 390 funcionários, a empresa tem matriz em São Paulo e centros de distribuição e escritórios nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. 

A empresa é controlada pela GTM, que soma mais 1 mil funcionários no mundo. O grupo atua em 11 países: Brasil, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador e Peru, além de possuir escritórios de compras nos Estados Unidos e China e representação comercial na Coreia do Sul.