PERIGO

Brasil campeão no malware bancário

27/01/2014 10:38

Dos 7,9 milhões de CPL malware que ameaçam as transações bancárias online no mundo, mais de 4 milhões foram desenvolvidos no Brasil.

Foram detectados 7,9 milhões de CPL malware para bancos. Foto: flickr.com/photos/ep_technology.

Tamanho da fonte: -A+A

No mundo, foram detectados 7,9 milhões de CPL malware que ameaçam as transações bancárias online. Desse número, mais de 4 milhões foram desenvolvidos no Brasil com o intuito de atingir os bancos que operam nesse país. 

Esse programa malicioso de configuração do painel de controle é o segundo tipo de ameaça virtual mais usado nacionalmente para atingir a esse setor, respondendo por 43,9% de todas as que atingem as instituições financeiras. Só fica atrás do vírus no formato de arquivos executáveis que corresponde por 45% do total.

As informações fazem parte de um estudo mundial da Trend Micro, empresa de segurança da informação com sede no Japão, divulgado pelo Valor Econômico.

A estimativa é que 40 novos programas do tipo sejam criados diariamente, em média. A pesquisa revela que quase metade dos ataques a operações bancárias em 2013 foram feitos com o uso do CPL malware e que 80% ocorreu no Brasil.

O CPL é um arquivo de sistemas operacionais Windows e, originalmente, seu objetivo é dar funções aos ícones do painel de controle. Porém, está sendo usado como porta de entrada para os ataques virtuais, pois é difícil detectá-lo.

O início se dá por um e-mail falso de banco com o pedido de acesso ao link para realizar alguma operação bancária ou atualização de cadastro. Ao clicar, uma versão do arquivo fica gravada no computador.

A partir de então os criminosos usam esse documento para instalar outros programas, como cavalos de troia.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no ano passado as fraudes em canais eletrônicos somaram R$ 1,4 bilhão.

Veja também

DIEBOLD
Caixa: software livre avança

Sistema open source desenvolvido pela Diebold avança no banco estatal.

NOVIDADE
Bradesco lança app para Google Glass

Usuários dos óculos poderão receber via gadget a localização de agências, máquinas de autoatendimento do banco e da Rede Banco24Horas mais próximas.

NFC
Mastercard quer bombar m-payment

O produto é uma  plataforma de pagamento online que também roda em desktops.

FAIL
App do BB expôs dados de correntistas

Ao ser acessado, aplicativo mostra dados de contas aleatórias. BB tirou o sistema do ar.

DISPOSITIVOS MÓVEIS
51% das operações bancárias são mobile

No primeiro semestre de 2012, a quantidade era 46%.

INFODIVE
Banco Topázio nova infra com IBM

A venda foi fechada pelo canal IBM Infodive IT, sediado em Porto Alegre.

CONTAGEM REGRESSIVA
Morte do Windows XP afetará 95% dos ATMs

Bancos estão se adequando ao fim do suporte da MS ao sistema XP, no dia 4 de abril.