Nissei adota Oracle Exadata. Foto: divulgação.

A rede de farmácias e drogarias Nissei, empresa com atuação na região sul e sudeste do país, investiu na solução Oracle Exadata Database Machine para reforçar sua estrutura de TI.

Com 27 anos de mercado e 242 lojas no Paraná, Santa Catarina e interior de São Paulo, a empresa adquiriu dois Oracle Exadata Database Machine X3-2. 

Além do aprimoramento da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) da empresa, a implantação também abrangeu a criação de um datacenter de contingência para os sistemas da rede de lojas.

A implementação, feita pela Recours, foi realizada em maio de 2013, e ao longo do ano a empresa registrou ganhos operacionais em três áreas estratégicas: vendas, compras e logística.

O segundo Exadata foi ativado em dezembro, na cidade de Colombo, no Paraná, como site de backup da empresa e do site de vendas da rede. Com isso, a companhia também passou a contar com backup das informações nos dois equipamentos.

Obtivemos resultados adicionais, como a redução de espaço físico ocupado, economia nos custos com refrigeração e energia, bem como  manutenção e suporte de um único fornecedor”, afirma Oscar Luiz Barufaldi, gerente de TI da Nissei.

Além disso, a adoção da nova plataforma tem a ver com a necessidade de escalar a infraestrutura do sistema. Começando em 2014, a empresa estima abrir cerca de 40 lojas por ano.

Após a migração das três áreas críticas, com ganhos significativos de performance, a rede de lojas utiliza hoje apenas 7% da carga máxima do Exadata.

A melhoria do processo de geração de pedidos de compra de medicamentos para os distribuidores e Centro de Distribuição, antes realizado em quatro horas, hoje ocorre em apenas 21 minutos.

A geração dos dados de movimento das lojas era processada em 12 horas e agora em apenas duas horas. Outra questão importante era a gestão de excesso de estoque, um processo que durava por volta de nove horas e ocorre atualmente em 30 minutos.

“Não podemos ficar sem disponibilidade ou não processar as transações, dia e noite. O Oracle Exadata Database Machine nos garante performance, agilidade e segurança”, explica Barufaldi.