Laboratório Experimental de Engenharia de Software u0096 Labex. Foto: Feevale

A Universidade Feevale inaugura neste semestre em parceria com a HP do Brasil o Laboratório Experimental de Engenharia de Software – Labex. 

O local será um espaço para pesquisas da especialização em engenharia de software aplicada focada em computação móvel. 
 
O espaço conta com 13 computadores HP Pavilion, dois tablets Samsung Galaxy Tab e dois tablets Surface, além de smartphones Galaxy S3, Nota 2 e Lumia 920.
 
A coordenação é do professor Eduardo Pretz, coordenador da Pós-Graduação em Engenharia de Software Aplicada. 
 
Pretz está na Feevale há 14 anos, mas também atua no meio empresarial como implementador CMMI e MPS.BR na Engesot e diretor da Novah Advising.
 
O Labex é o resultado de um convênio de cooperação técnica com a HP do Brasil, que foi firmado em 2008 e renovado em 2012. A equipe é composta por três professores e oito bolsistas. 
 
Cada desenvolvedor será responsável por analisar, projetar e implementar os aplicativos a serem construídos no laboratório. 
 
Para isto deverá, junto com os demais membros do laboratório, realizar as atividades que culminem com a produção de um protótipo a cada trimestre. 
 
Além de ser utilizado pelos bolsistas, o laboratório pode também ser utilizado por alunos voluntários da graduação ou pós-graduação que desejem se desenvolver na área de desenvolvimento para dispositivos móveis.