A rede varejista conta com 77 lojas da marca Pompeia e 44 da Gang. Foto: Divulgação.

A Lojas Pompeia, rede varejista que atende a mais de 1,5 milhão de clientes por meio de 77 lojas da marca Pompeia e 44 da Gang, adotou a plataforma de business intelligence BIMachine com o objetivo de melhorar o gerenciamento de funções operacionais.

Eduardo Cunha, diretor de TI da Lojas Pompeia, explica que o sistema de BI e analytics é usado para coletar informações de clientes em bases diversas, incluindo redes sociais e nas próprias lojas.

“Os dados coletados são usados tanto pelo backoffice, para municiar as tomadas de decisão da parte operacional, quanto para as lojas, nas campanhas que são feitas e na disposição dos produtos no espaço físico”, explica o gestor.

O BIMachine tem integração, por exemplo, com o aplicativo ClimaTempo, que permite à rede varejista contar com dados meteorológicos para determinar ações de venda. Isso direciona, segundo o diretor, campanhas sazonais. 

“Há influência do tempo sobre o movimento das lojas ou os produtos. Há itens que são mais vendidos em dias quentes, frios, chuvosos, por exemplo. Analisar estes dados é pensar à frente do tempo”, afirma Cunha.

As informações coletadas são usadas também por uma equipe de consultores de moda da rede, que analisam os dados para definir campanhas, ações, promoções, preferências de cada público, entre outros aspectos levado em consideração inlcusive na hora de criar novas coleções.

“O BIMachine auxilia as empresas no entendimento de seus públicos e seus negócios. Tudo o que é relativo às áreas de atuação, preferência dos clientes, regiões de atendimento, produtos, serviços, operações internas, promoções e muito mais é passível de uma melhor gestão com base em dados seguros, refinados, organizados. É isso o que o BI entrega, e isso é ouro para gerir um negócio”, comenta Douglas Scheibler, CEO da BIMachine.

O Grupo Lins Ferrão, responsável pela rede de lojas, comemora neste mês os 65 anos da Lojas Pompeia. Em 2013, o grupo adquiriu a marca Gang.

O BIMachine é utilizado por companhias como Cooperativa Languiru, Coprel, Gota Limpa, Bremil, entre outras. A empresa tem sede em Lajeado e escritório comercial em Porto Alegre.