Estruturas metálicas são a especialidade da Medabil. Foto: flickr.com/photos/construcaoemtemporecorde

Entrou em produção na Medabil no começo do ano o sistema de gestão da SAP, concluindo um projeto iniciado no começo de 2012.

A implementação foi conduzida pela Meta IT, com as licenças vendidas pela ITS Group e aconteceu em um momento de grande expansão de negócios da  fabricante de estruturas de aço, que dobrou de tamanho nos últimos anos, atingindo um faturamento de R$ 1 bilhão em 2013. A consultoria de gestão de mudanças foi da Dynamica.

O escopo do projeto continha o mapeamento de todos os processos de negócios da Medabil e a inclusão no ERP de informações de toda a cadeia de negócios da empresa, incluindo as áreas de Orçamento, Comercial, Engenharia, Fábrica, Montagem e Entrega. A companhia substituiu um ERP Datasul, da Totvs.

“Possuímos um nível de detalhe nas informações que não se tinha antes”, comenta o presidente da Medabil, César Bilibio.

Os ganhos para a empresa incluem o planejamento da capacidade global de produção contemplando todas as unidades da corporação; e a automatização de fluxos como a configuração de produtos de acordo com a necessidade do cliente, e dos processos de desenho e produção no modelo ETO – Engineering to Order.

“Foi um projeto complexo e desafiador, com exigências adicionais para fazer com que a implementação acontecesse em paralelo ao crescimento significativo que a Medabil teve nesse período”, explica Telmo Costa, presidente e CEO do Grupo Meta.

Com a conclusão do projeto de implementação, deixou a companhia Ricardo de Rose, ex-gerente de TI e Telecomunicações da Epcos, contratado pela Medabil em agosto de 2012 para assumir a liderança do Programa Evolução, responsável pela implantação do ERP SAP na companhia.

A sustentação do SAP,  fica a cargo do executivo Estevan Todeschini, profissional que é gerente de  TI da Medabil há quatro anos e atuou no comitê executivo do projeto de implantação do SAP, sendo responsável pela parte de tecnologia, integrações e dados.