Alexandre Furigo, diretor de Operações e Supply Chain da Totvs Consulting. Foto: Divulgação.

Alexandre Furigo, que durante 11 anos foi gerente sênior de Supply Chain da Accenture na América Latina, assumiu em 2015 a direção de Operações e Supply Chain da Totvs Consulting.

O executivo também teve passagens pelas empresas Ceva Logistics e Miebach Logistics.

Desde que entrou na Totvs, Furigo remodelou as ofertas de Operações e Supply Chain da empresa.

“Antes, as organizações contratavam uma consultoria em Supply Chain para resolver questões conceituais e obter mais conhecimento do setor. Hoje, elas detêm praticamente as mesmas informações que as consultorias e procuram uma visão pragmática, uma solução efetiva para o problema”, conta Furigo.

Frente a esse cenário, a consultoria desenvolveu novas ofertas para atender à cadeia de suprimentos de ponta a ponta. 

Por meio dessas soluções, a Totvs Consulting poderá redesenhar processos, aprimorar sistemas legados, implementar novas tecnologias, dentre outras rotinas. O objetivo é atuar como um viabilizador do aumento de receita e otimização dos custos das empresas.

Entre as novas soluções está a oferta de Operação Logística, que deve contribuir para a eliminação de gargalos, aumento da capacidade de escoamento logístico e definição do modelo de gestão de transporte mais adequado para cada empresa. 

Ainda visando o aprimoramento da distribuição, será possível elaborar projetos de Otimização da Malha Logística para ajudar as companhias a reposicionarem seus Centros de Distribuição (CDs), unidades fabris, transit points, visando equilíbrio entre o custo de servir e o nível de serviço desejado.

A consultoria desenvolveu ainda três outras ofertas que também visam à redução do custo da operação. 

A Gestão de Ativos busca o aumento da produtividade e a redução do custo de manutenção dos ativos da companhia. A Otimização da Força de Vendas tem por objetivo garantir que a área comercial atue de forma mais estratégica. Já a oferta de Gestão do Custo de Servir visa identificar quanto cada produto e cliente consomem dos recursos da empresa.

Até então, a Totvs Consulting atuava especificamente em dois pilares de soluções para Supply Chain.

O de suprimentos tinha as ofertas divididas em Transformação da Área de Compras e em Estratégia de Compras. Já o pilar de planejamento de Supply Chain tinha foco em Otimização de Estoque e Diagnóstico de Maturidade em Planejamento. 

Essas soluções foram mantidas na nova estrutura da área. 

O pilar de planejamento passou a contar com mais uma oferta, a de Sales & Operation Planning (S&OP), que trata a implantação de um processo permeável por todas as áreas da organização.

Segundo a Totovs, a nova estrutura de Supply Chain oferece maior abrangência, sendo capaz de atuar em projetos estratégicos, táticos e operacionais, com o grau de maturidade que permite personaliza-los à realidade do cliente de hoje, mais preparado e focado em resultados.

Além da contratação de Furigo, a área de Supply Chain foi reforçada com profissionais do mercado e da própria Totvs Consulting. Atualmente, a vertical conta com cerca de 30 profissionais.