Alvaro Farana, CEO da STAR IT.

Prevista para entrar em vigor a partir de fevereiro de 2020, a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD) passará a exigir que as empresas com atuação no país garantam o armazenamento seguro e a transparência no uso das informações pessoais, coletadas em ambientes físicos ou online, como redes sociais e plataformas e-Commerce, por exemplo. 

O que deve mudar radicalmente a forma como os consumidores se relacionam com as empresas, especialmente as do setor de Varejo.

Isso porque as companhias varejistas trabalham com enormes quantidades de dados críticos dos consumidores todos os dias, como nome, endereço, dados de cartão de crédito, crediário entre inúmeros outros. 

Diante desse cenário, apoiar toda a estratégia de Segurança da Informação (SI) apenas em um sistema de Firewall e antivírus não será suficiente para atender às demandas da LGDP.

As empresas de varejo deverão olhar atentamente para os dados dos clientes, para os ambientes onde estão sendo armazenados e serem claras em relação as ações como serão aplicados, seja para Marketing, geração de leads etc., a fim de obter o consentimento dos consumidores para uso das informações.

Em outras palavras, as companhias terão de gerenciar de perto o acesso e os dados de identidade dos clientes, para assegurar a conformidade com a nova lei.

Criada com parâmetros similares à General Data Protection Regulation (GDPR), que existe na Europa desde 2018, a LGPD brasileira prevê punições severas para a empresa que não atender as exigências estabelecidas, que vão além da transparência e armazenamento seguro, como disponibilização dos dados coletados para os clientes em até 15 dias e o consentimento sobre o uso dos dados, podendo gerar multas pesadas, de até R$ 50 milhões, e ter suspenso ou proibido o direito de exercer novos manuseios de dados.

Pensando nesses desafios, a SAP disponibiliza o SAP Gigya, solução de gestão de acesso e identidade de clientes, inserida na plataforma de Costumer Experience (CX) da gigante desenvolvedora de softwares.

“De maneira simples e orientada às melhores práticas de governança de dados, o SAP Gigya possibilita a construção de relações digitais com os clientes, gerenciamento dos perfis, e as preferências e definições de consentimento dos consumidores, ao mesmo tempo que eles mantêm o controle total dos dados coletados”, Alvaro Farana, CEO da STAR IT.

A STAR IT possui um time dedicado e especializado em SAP para ajudar a sua empresa a cumprir com todas as demandas da LGPD, somando serviços de consultoria, monitoração e suporte avançados, em todas as regiões do país. Por isso não perca mais tempo e permita-se continuar interagindo com seus clientes em qualquer ambiente, físico ou online, sem preocupação.