Leonardo Farah, CEO da Toccato. Foto: Divulgação.

A Toccato, distribuidora das soluções que compõe a plataforma de business intelligence Qlik, nomeou Leonardo Farah como novo CEO da empresa. Até então, o executivo ocupava a função de diretor de planejamento estratégico.

O novo CEO assume o posto após dois anos na Tocaato. Antes de chegar a empresa, foi responsável pelas áreas de planejamento estratégico da Unimed por quatro anos. Farah ainda atuou na Brev Soluções Imobiliárias e no Banco ABN AMRO.

A criadora da Toccato, Simoni Oliani, deixa o cargo de CEO e passa à atuação de founder. A executiva passa a focar o trabalho no papel de detectar oportunidades de negócios a médio e longo prazo, bem como eleva sua posição estratégica visando ampliação do crescimento da Toccato. 

“Estamos completando dez anos de muito trabalho, conquistas e forte crescimento, ano após ano. Visando ampliar a nossa presença no mercado, com o objetivo de contribuir mais para o ecossistema e para o relacionamento com clientes, parceiros e stakeholders, conto com o Farah na operação e me faço mais presente como founder”, pontua Simoni Oliani.

Já na visão do novo CEO da Toccato, os três desafios que dará continuidade serão: padronização de processos, desenvolvimento de pessoas e manutenção das rotinas estratégicas através do acompanhamento de indicadores e execução dos planos de ação.

“Um dos principais itens da cultura da Toccato é potencializar os resultados dos parceiros e, para isto ocorrer, é fundamental auxiliarmos eles através de nosso programa de canais para fomentarmos a transformação das revendas em empresas altamente competitivas na venda de soluções Qlik”, reforça Farah.

O executivo possui certificações em BSC e ferramentas de gestão, formação em administração de empresas, além de MBA em administração e serviços da ESPM.

Fundada há 10 anos em Florianópolis, a Toccato começou sua expansão nacional há quatro, com abertura de operações em São Paulo e Recife. Um ano depois, vieram Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília. Neste ano, a Toccato abriu filiais em Fortaleza e Campinas.

A Toccato tem mais de 700 clientes e uma rede de 70 parceiros no país. A empresa afirma ser o maior distribuidor da Qlik no país e a única com o Elite Master Reseller.

Além da Toccato, também são distribuidoras no país as paulistas Inteligência de Negócios (IN) e Nórdica.

Como só a Inteligência de Negócios divulga dados de faturamento (de R$ 39 milhões no ano passado, uma alta de 19% em relação a 2014), fica difícil cravar qual é a maior delas, mas a Toccato lidera em número de clientes.

Ao todo, a IN tem mais de 500 clientes e filiais em Porto Alegre, Recife, Salvador e Brasília. A Nórdica tem um número igual, com operação apenas em São Paulo.