Roberto Brandão, líder de HPC e AI para América Latina da Lenovo Data Center. Foto: divulgação.
A Lenovo Data Center anunciou a contratação de Roberto Brandão como novo líder de Computação de Alta Performance (HPC) e inteligência artificial da empresa para a América Latina.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado latino-americano de TI, Brandão passou 14 deles na AMD, fabricante de hardware, onde foi country manager e, anteriormente, diretor de canais para a América do Sul.
Desde a saída da AMD, em 2019, o executivo passou a oferecer consultoria para startups.
Brandão tem uma extensa formação acadêmica, com doutorado em computação distribuída pela Unicamp e cinco especializações nas instituições Columbia University, University of Califónia, University of Maryland, University of Queensland e Universidade Técnica de Delft.
Na nova função, o profissional está baseado no Brasil e agora direciona as atividades do setor junto a clientes corporativos e governamentais em toda a América Latina.
“O potencial do Brasil e da América Latina é muito grande e a Lenovo acredita nesse crescimento, não apenas no uso científico do HPC, como em previsão do tempo e pesquisas em universidades, mas também em exploração de petróleo, projetos de estruturas, automação industrial dentre outros setores”, destaca Roberto Brandão, líder de HPC e AI para América Latina da Lenovo Data Center.
A Lenovo também contratou Gustavo Stringueta, que chega à companhia como head de vendas de storage no Brasil.
Com duas décadas no mercado de TI, Stringueta era diretor de vendas e operações da LCA viagens desde 2016, se dedicando também à Senior Concierge, empresa de acompanhamento para idosos da qual é cofundador.