Cortana virá para iOS e Android. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Microsoft anunciou nesta terça-feira, 27, que vai lançar a Cortana, sua aplicação de assistente pessoal digital, para dispositivos Android e iOS em junho deste ano.

Segundo informação do Business Insider, o software já está em desenvolvimento para outras plataformas como o Windows 10 - até então ela era exclusiva do Windows Phone.

Com esta manobra, a Microsoft quer estimular usuários de dispositivos rivais a utilizar Cortana para integrar seus smartphones ao Windows 10, rivalizando com outros assistentes pessoais como Siri (iOS) e Google Now.

Assim como as aplicações concorrentes citadas, a Cortana permite gravar lembretes, responder dúvidas e buscar informações como clima, resultados esportivos e outras questões.

Ao integrar a Cortana com o Windows 10, a Microsoft quer integrar os ecossistemas de smartphone, PC e tablet em uma única experiência pessoal, unificando lembretes e personalizações, independente da plataforma.

Segundo analistas, o anúncio representa um grande movimento para a Microsoft, que ao mesmo tempo que invade os ambientes mobile de seus rivais, permite a integração de diferentes smartphones com o Windows 10, a grande aposta da fabricante para este ano.

"Ela (Microsoft) deixa aqueles 'entrincheirados' no ecossistema Windows com apps e softwares como OneNote, OneDrive e Office se beneficiarem de um computador Windows com sua plataforma móvel de preferência", afirmou Antonio Villas-Boas, do Business Insider.