A Multilog é uma dos maiores operadoras logísticas do país, com mais de 1,5 mil funcionários. Foto: Divulgação.

O projeto de adoção do sistema de gestão SAP S/4HANA pela Multilog, realizado pela SPRO IT Solutions, contou com apoio da Brasoftware para projetar e implantar o ambiente em nuvem, utilizando a solução Microsoft Azure.

O processo de implementação do ERP, que durou cerca de sete meses, teve o desenvolvimento e provisionamento de acesso à infraestrutura 100% em nuvem Microsoft realizado em 5 dias. 

"Ao utilizar o Azure na hospedagem do SAP S/4HANA, a Multilog obteve mais agilidade no processo de instalação e implementação da solução, sem necessidade de alto investimento em hardware. Isso trouxe como benefício a redução de custos e também mais segurança e disponibilidade dos serviços", explica Alison Martins, gerente técnico de SAP da SPRO. 

Leonardo Moura, Gerente de TI da Multilog, conta que durante o projeto, a Brasoftware auxiliou na especificação e implementação da infraestrutura em nuvem e conectividade com os datacenters da Multilog. 

"Fomos capazes de subir rapidamente o ambiente para a nuvem, levando em conta o curto prazo que tínhamos para desenvolver e concluir o projeto. A Brasoftware nos auxiliou trazendo uma abordagem para a adoção e uso do Microsoft Azure como um serviço de nuvem pública para hospedar nosso SAP", afirma o executivo.

Além da necessidade de disponibilizar um meio de interconexão consistente, um desafio foi entregar uma infraestrutura robusta e 100% homologada para SAP S/4HANA. 

A SUSE, principal plataforma para implantação do SAP HANA no Linux, também auxiliou nesse processo. A integração do sistema operacional SUSE com o Microsoft Azure resulta em um ambiente de nuvem considerado fácil de gerenciar pelas empresas.

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia tem clientes como BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, Vivo, Sky, Eletrobrás, UOL e Senai-SP.

A Multilog é um dos maiores operadores logísticos do país, com mais de 1,5 mil funcionários. A empresa conta com 18 unidades, sendo 6 Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros – CLIAs (equivalente a 1,5 milhão de m² de área alfandegada), 6 Portos Secos e 6 Centros de Distribuição.