Ricardo Clemente, diretor geral da Intelie nos Estados Unidos. Foto: Divulgação.

A Intelie, empresa brasileira de tecnologia especializada em análise de dados em tempo real, investiu R$ 500 mil para inaugurar um escritório em Houston, nos Estados Unidos. A unidade é a primeira da empresa fora do Brasil na cidade de Houston, Estados Unidos. 

A expectativa da empresa é que a operação se torne autossustentável até o final do ano e comece a gerar lucros a partir de 2017. 

Para 2016, a companhia planeja um faturamento de R$ 8 milhões, um crescimento de 60% em relação ao ano passado.

A escolha do Texas como local da nova sede é estratégica para a empresa, já que a cidade de Houston é um dos grandes centros mundiais de óleo e gás, setor em que a Intelie já atua no Brasil, tendo a Petrobras entre os seus clientes. 

“As grandes companhias deste setor estão localizadas em Houston e o estado do Texas possuiu metade de todas as sondas de petróleo do mundo. Além disso, os EUA são o centro da inovação mundial e estar lá é muito importante para a estratégia dos nossos negócios”, afirma o diretor geral da Intelie nos Estados Unidos, Ricardo Clemente.

Clemente deixou o cargo de CEO da Intelie em abril para focar na abertura internacional. Para o seu lugar, foi contratado Lélio Souza, ex-diretor de atendimento e relacionamento da Totvs.

Segundo a Intelie, um ponto favorável para sua atuação em solo americano é a nova regulação da agência que exerce as funções de aplicação de segurança e normas ambientais nos EUA para a exploração de poços de petróleo na região. A norma prevê que o monitoramento da exploração realizada por terceiros seja feita em tempo real.

Em Houston, a Intelie também atuará por meio de parceiros. A Brabo Consulting e a Innova Business Development, empresas responsáveis por impulsionar companhias brasileiras no segmento de óleo e gás nos Estados Unidos, apoiarão a chegada da empresa no local. 

“Apresentaremos a Intelie para grandes companhias do segmento, com o objetivo de torná-las clientes. A longo prazo, queremos avançar nessa relação de parceria com o intuito de buscar um aporte de recursos financeiros”, explica Hilton Queiroz, sócio da Innova Business Development.

Com sete anos de atuação a empresa brasileira já conta com três clientes internacionais: na Malásia e em Macau (China). Para a elaboração do projeto de internacionalização, a empresa teve o auxílio de alunos de pós-graduação e MBA do MIT, dos Estados Unidos, em intercâmbio realizado no fim de 2015 e início de 2016.

A Intelie​ fornece a ferramenta Intelie Live, capaz de processar mais de 100 mil eventos por segundo​, para​ fornecer análises, alertas e visualizações da operação em tempo real e de maneira personalizada. 

Criada em 2009, a empresa já realizou trabalhos para empresas como Globo.com, Walmart.com, Vale, SulAmérica,entre outras.