Alagoas terá infovia. Foto: divulgação.

O Grupo Binário, especializado nas áreas de integração e mobilidade, a operadora Aloo Telecom e a a Oolah Consultoria, formaram um consórcio para modernizar e migrar da Nova Infovia Digital Alagoas, atualmente em fase de construção e implantação.

O escopo do projeto, encabeçado pela Aloo, envolve a implantação de novos links, a migração para tecnologias mais velozes de acesso à Internet e a manutenção.

O Grupo Binário será responsável pela implementação de serviços e construção do NOC (Network Operation Center), assim como o seu gerenciamento, e a Oolah será a responsável pelo desenvolvimento de soluções e produtos que materializem os benefícios esperados pela Nova Infovia Alagoas.

O projeto, vencido por pregão de um edital público, prevê a utilização de 1,5 mil links de acesso à Internet com velocidade variando de 4 Mbps a 100 Mbps e 600 modems para dados móveis quando estiver totalmente finalizado.

O Grupo Binário fornecerá à Aloo Telecom equipamentos de redes e segurança, além de monitorar e garantir o gerenciamento de toda a Nova Infovia que está sendo construída.

Para as redes, serão instalados os roteadores MX5 3D Universal Edge da Juniper Networks, de alto desempenho e facilidade para realizar upgrades de banda, escalável de 20 Gbps a 80 Tbps.

“Para que isso fosse viável, investimos em um centro de operações próprio em Maceió, com profissionais locais. Inicialmente, foram seis funcionários contratados, com o apoio de outros especialistas alocados em São Paulo”, explica Rubens Acevedo, gerente de projetos do Grupo Binário e responsável pelo contrato.

Segundo o Itec (Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas), entidade responsável pelo contrato, o custo desta velocidade, um link dedicado de 4 Mbps é o mesmo custo de um link de velocidade 4,5 vezes menor do contrato antigo ainda vigente.

Porém, boa parte das escolas ainda utilizam links de 256 kbps e 512 kbps, o que é uma estrutura dificultosa para dar aula com sistemas e aplicativos. E isso será atualizado rapidamente com o esforço e dedicação do consórcio.

A recém-inaugurada escola estadual de tempo integral Marcos Antônio Cavalcanti, localizada no bairro Benedito Bentes, em Maceió, foi a primeira a ser conectada pela nova infovia. A rede Wi-Fi de alta velocidade instalada na unidade permitirá a utilização de aplicativos educacionais para auxiliar no ensino e fazer melhor uso do laboratório de informática.

Além disso, a nova tecnologia de dados possuirá capacidade de realizar videoconferências em alta resolução, o que possibilitará audiências à distância com réus presos, reduzindo gastos do Executivo com o transporte de presos do sistema penitenciário de Alagoas para unidades judiciárias.

Recursos como telefonia IP, dentre outros aspectos e tecnologias inerentes ao que é ofertado sobre uma rede de dados IP, também estarão à disposição do governo no futuro.