DENTES

OdontoCompany escolhe B1 da SAP

27/07/2021 10:37

Rede de franquias odontológicas tem 1,5 mil clínicas ativas no Brasil.

Alexandre Ricoy.

Tamanho da fonte: -A+A

A OdontoCompany, rede de franquias odontológicas com 1,5 mil clínicas ativas no Brasil, vai adotar o software de gestão Business One da SAP.

O projeto de implementação do ERP será da Ramo Sistemas, uma das maiores parceiras da SAP para a linha B1. O go live deve acontecer em 02 de Janeiro de 2022.

Segundo o diretor de tecnologia da OdontoCompany, Alexandre Ricoy, as rotinas de fechamento mensal da franqueadora demandam quase uma semana inteira de trabalho. 

“Com a implementação do SAP Business One, vamos reduzir esse tempo para apenas dois dias. Nossa expectativa é melhorar a eficiência operacional e a produtividade em até 50%”, projeta Ricoy.

A implementação do B1 é o primeiro grande projeto de Ricoy na companhia. O profissional foi contratado em março, vindo da Poliedro Educação, onde era diretor de TI. 

O executivo também já foi diretor de TI da operação brasileira da Havas, uma das maiores agências de propaganda do mundo, além de diretor na área de TI da Linx e para TI na América do Sul da Avery Dennison.

A OdontoCompany é um cliente significativo para o B1, que é a oferta para pequenas e médias empresas da SAP.

Dona das marcas OdontoCompany e Oral Sin, a empresa é tida como a maior do mundo na sua área de atuação, com um faturamento especulado por analistas de mercado de R$ 1,6 bilhão anual.

Não à toa, o processo de seleção do novo ERP (o que se chama no jargão de request for proposals, ou RFP) foi um processo complexo, baseado em uma lista com 232 requisitos e participação de uma equipe de 10 profissionais da empresa, vindo das áreas financeira, RH, TI, jurídico e operações.

Foram selecionados cinco ERPs de diversas empresas do mercado que foram avaliados ao longo de três meses. 

A OdontoCompany não abre a lista dos participantes, mas dá para imaginar que um cliente assim atraiu grandes players. O B1 levou a conta pelo custo-benefício, aponta Ricoy.

“A solução atendeu a todas as nossas necessidades por um preço bastante atrativo. Além disso, o peso da marca SAP também fez muita diferença na nossa escolha”, resume o diretor de tecnologia. 

O B1 está no mercado nacional desde 2005. No ano passado, o Brasil foi líder em receita para o B1 no mundo, um feito ainda mais notável tendo em conta a situação atual do câmbio. 

Ao todo, são 7,5 mil clientes no Brasil, o que é uma cifra respeitável em um universo de 70 mil clientes em todo o mundo.

Veja também

HOTÉIS
Accor adota B1 na América do Sul

Projeto será entregue pela ManyMinds. Meta é cortar os custos de back-office em 30%.

DATA CLOUD
Dentalis adota Snowflake com Dedalus

A empresa precisava centralizar e armazenar dados de mais de 17 mil clientes.

ARMAÇÕES
Mercadão dos Óculos é o cliente n° 1 do Microvix Vision

Oferta da Linx para o mercado de óticas foi criada dentro da empresa. 

AI
OrthoDontic investe R$ 1 milhão em chatbot

A rede de clínicas adotou a tecnologia da Take e reduziu em até 85% os custos com atendimento.

IDIOMAS
Cultura Inglesa anuncia novo head de TI

Bruno Degani assume área de tecnologia da rede de escolas de inglês.

BELEZA
Grupo Boticário: novo portal para franqueados com CI&T

Além da marca principal, projeto inclui Eudora, Quem disse, Berenice?, Vult e mais.