Azul adota solução da Amadeus. Foto: divulgação.

A Azul Linhas Aéreas adotou módulos da solução Altea Reservation, da multinacional Amadeus, para adicionar funções ao seu sistema informatizado de reservas e acompanhar a expansão de sua oferta para vôos internacionais.

Recentemente a companhia aérea incluiu em sua lista de destinos os aeroportos de Ford Lauderdale/Miami e Orlando, incluindo oferta de três classes de serviço, assim como conexões com empresas internacionais e distribuição no exterior via GDS (sistemas globais de distribuição).

A Amadeus personalizou sua solução para atender às necessidades da Azul, que agora pode se conectar com seu sistema de reservas já existente, interagir com outras companhias aéreas e acessar demais GDS que permitem expandir sua atuação para fora do país.

A implementação da plataforma foi finalizada em apenas três meses, entrando em operação no primeiro semestre deste ano. O valor do contrato não foi divulgado.

De acordo com Trey Urban, vice-presidente de estratégias da Azul, a adoção do Amadeus Altea deu à operadora a possibilidade de estabelecer conexões bilaterais com outras companhias aéreas.

Os voos internacionais da Azul podem ser encontrados, visualizados e reservados por meio de qualquer sistema de reservas ou distribuição conectado com o sistema Amadeus. A Azul também passa a poder vender voos de outras empresas e itinerários multi-cidades, para agências e público final.

"É extremamente importante termos uma solução que nos permita ter voz no mundo interline. O nosso sistema de reservas não conseguiria isto sozinho”, completa Urban.

Segundo Marcelo Bento, diretor da Azul, a Amadeus entendeu a necessidade da companhia aérea e realizou uma espécie de processo paralelo, mantendo o sistema anterior de gestão de reservas da empresa, o Navitaire, adicionando recursos para adequar os voos internacionais.

"Ficamos realmente muito surpresos com a disposição da empresa em se empenhar nessa missão de concluir o processo no tempo reduzido que tínhamos", destacou Bento.

Na sua iniciativa de expandir a malha de destinos disponíveis, a Azul fez outros investimentos tecnológicos no último ano. A Adyen, empresa global de pagamentos multicanal, firmou uma parceria no processamento de compras online em seu site norte-americano, integrando-os ao Amadeus e Navitaire.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras detém uma frota de 140 aeronaves, mais de 10 mil funcionários, mais de 900 voos diários para 100 destinos servidos.