BILHETAGEM

Autopass migra para Oracle Exadata X8M

27/08/2021 14:15

Após crescimento da operação, a empresa fez o projeto com a V8 Consulting.

A empresa lançou pagamento via QRCode no no metrô e CPTM de São Paulo. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Autopass, empresa de tecnologia, soluções e serviços associados à mobilidade urbana, adotou a solução Oracle Exadata X8M com a V8 Consulting, integradora paulistana de soluções corporativas para nuvem.

Até então, a Autopass trabalhava com uma infraestrutura, de nome não revelado, que não suportaria a projeção de crescimento das transações diárias. Com o aumento da demanda gerado pela pandemia, a companhia precisou atualizar sua plataforma para suportar esse crescimento da operação.

A empresa precisava de uma tecnologia que trouxesse alta disponibilidade, escalabilidade e estabilidade ao ambiente de dados, melhorando a experiência de compra e otimizando o embarque dos usuários.

Para isso, a V8 Consulting indicou a implementação da Oracle Exadata X8M, somada a um parque de licenciamentos ilimitado.

Até o lançamento do novo sistema, a empresa possuía uma demanda de 2,5 milhões de utilizações diárias e, após o projeto, a operação consegue suportar 7 milhões de transações por dia.

Segundo a Autopass, a implantação trouxe ganhos em escalabilidade, eficiência e estabilidade do ambiente de dados, além de tempo. 

A plataforma fez com que a companhia conseguisse atingir a meta de responder ao usuário final em 0,7 segundo, enquanto a leitura do QR Code a partir do Exadata ficou 30% mais rápida. O tempo de processamento também foi aprimorado e, em alguns casos, chegou a 50% da malha batch.

Com o apoio das soluções, a empresa lançou em dezembro o TOP, novo bilhete digital que permite a compra de passagens através da tecnologia QR Code, no metrô e CPTM de São Paulo.

“Em breve, a V8 Consulting assumirá toda a operação da Autopass, o que demonstra o cuidado da agência em sempre estar ao lado do cliente, entender as suas dores e propor as melhores soluções", adianta Rafael Sandini, gerente de arquitetura da Autopass.

Fundada em 2009, a Autopass opera a bilhetagem eletrônica no transporte público da Grande São Paulo, incluindo o pagamento de passagens de ônibus, metrô e trem com cartão de crédito, débito ou pré-pago. A empresa opera 7 milhões de transações por dia. 

Criada em 2014, a V8 atua com soluções ponta-a-ponta e multicloud, desde infraestrutura até projetos de gerenciamento e virtualização de dados, big data e inteligência artificial — trabalhando com as marcas Oracle, Google, Dell, VMware, Delphix e Veeam.

A carteira de clientes da integradora é formada por empresas dos setores de serviços financeiros, indústria, saúde, seguros, mídia e comunicação, utilities, educação, telecom, varejo, agronegócio e transporte. Entre elas, estão Oi, SPC Brasil, Banco Original, Rumo e Intervalor.

Veja também

LOGÍSTICA
Grupo Ultra investe R$ 5,8 mi na RoutEasy

Logtech desenvolveu algoritmo para otimização de rotas para last mile e gestão de operação.

FARMA
Myralis migra SAP para o Google Cloud

ERP agora está na nuvem, em um projeto feito em três meses pela Santo Digital.

GESTÃO
Connectcom monta conselho de peso

Empresa deu uma sacudida interna, aproveitando também para trocar o nome.

CX
Teleperformance: trabalho remoto com Citrix

Com a pandemia, mais de 250 mil funcionários da empresa foram trabalhar em casa.

ENTRETENIMENTO
DirecTV atende clientes com Watson

A empresa desenvolveu um assistente virtual baseado nas tecnologias da IBM.

RANSOMWARE?
Lojas Renner sofre ataque cibernético

Varejista confirmou incidente. Na Internet, já circula o pedido de resgate de um grupo de hackers.