A SumUp foi fundada em Berlin, em 2012. Foto: Divulgação.

A SumUp, fintech de meios de pagamentos móveis, adotou uma solução da Acesso Digital para realizar de forma digital o processo de admissão de funcionários. 

Com a solução Acesso RH, a companhia buscou simplificar e tornar mais rápido o processo de contratação de funcionários, além de diminuir custos e o uso de papel.

A SumUp tem 280 funcionários no Brasil. Destes, cerca de 60 já utilizaram o sistema da Acesso Digital.

"Com o Acesso RH, esperamos reduzir pela metade o tempo necessário para processar nossas admissões com a solução totalmente adaptada ao nosso sistema, além de aumentar a qualidade das informações e a confiabilidade deste processo como um todo. Durante o período de testes, já identificamos a possibilidade de reduzir em 30% o tempo necessário para admissões sem a necessidade de nenhum tipo de integração", destaca Edwilson Coutinho, analista financeiro da SumUp.

O sistema permite que o próprio admitido preencha seus dados e envie seus documentos via smartphone para a empresa. As informações são inseridas em uma plataforma, geridas e validadas pela companhia. 

“As empresas tem investido cada vez mais em inovações tecnológicas para melhorar seus produtos e serviços. Porém, também é necessário inovar da porta para dentro. Acreditamos que, quando eliminamos a burocracia de um processo, de alguma forma todos os envolvidos se beneficiam disso”, aponta Gabriel Pirajá, head da Acesso RH. 

Em um futuro próximo, a Acesso Digital pretende alocar todos os dados do Acesso RH em uma grande base, que permitirá que as empresas acessem essas informações sempre que houver uma nova contratação. Com isso, os colaboradores não precisarão apresentar ou reapresentar documentos já cadastrados na plataforma.

Fundada em 2007, a Acesso Digital tem a meta de cadastrar biometricamente toda a população economicamente ativa do Brasil em até 3 anos. 

Hoje, todo brasileiro que solicita um crédito ou compra um celular em algum dos clientes da Acesso Digital gera um novo cadastro na base biométrica da empresa, juntamente com os documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço).

Fundada em 2012 em Berlim, a SumUp é líder em pagamentos móveis (mPOS) na Europa. As máquinas de cartão da SumUp não cobram aluguel e precisam apenas de smartphones ou tablets para funcionar. A empresa já está presente em 31 países, de três continentes, e possui 550 colaboradores ao redor do globo. 

A empresa está no Brasil desde 2013 e tem entre seus investidores o banco espanhol BBVA, o Groupon e fundos de Venture Capital da Europa.

No ano passado, firmou um acordo de fusão com a Payleven.