INDÚSTRIA CRIATIVA

PUC-RS: pesquisa em mídias sociais com Dell

27/10/2014 17:08

Esta é a primeira interação entre universidade e empresa envolvendo os temas do Tecna. 

Centro Tecnológico Audiovisual do Estado (Tecna) fica no Tecnopuc Viamão. Foto: Bruno Todeschini/ASCOM-PUCRS.

Tamanho da fonte: -A+A

Com o objetivo de aprimorar a atuação das atividades nas mídias sociais, a Dell irá assinar na terça-feira, 28, um convênio de pesquisa com a PUC-RS. A parceria envolve a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) e foi construída com o intuito de explorar o Centro Tecnológico Audiovisual do Estado (Tecna), que está em implantação no Tecnopuc Viamão. 

O projeto, com duração de 24 meses, trabalha o potencial de convergência entre as diferentes mídias disponíveis e o uso das redes sociais com o objetivo de mapear e desenvolver formas inovadoras de comunicação entre empresa e usuários. 

Esta é a primeira interação entre universidade e empresa envolvendo os temas do Tecna. 

Aletéia Selonk, diretora do centro, explica que além do envolvimento de professores e bolsistas de mestrado e doutorado da PUC-RS, a infraestrutura da Famecos e a do Tecna estarão à disposição para as atividades previstas no projeto. 

Outra ação relacionada ao Tecna foi a assintatura de um convênio que formalizou, em julho, a implantação de um Centro de Produção e Pós-Produção de Conteúdos Digitais Criativos no Tecna. 

O acordo entre PUC-RS, Feevale, Fapergs e Ministério das Comunicações destinou mais de R$ 7,5 milhões para compra de equipamentos para compor estúdios de cinema e televisão, de som e motion capture, além de laboratórios voltados a aplicativos, jogos digitais e animação.

Há outros espaços no Rio Grande do Sul que, como o Tecna, são focados na indústria criativa.

O Ulbratech, parque tecnológico da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas, relatou, em maio, que pretendia focar em iniciativas desse setor para impulsionar o crescimento do local. O foca tem relação com presença da UlbraTV e da Rádio Mix no parque. 

A Unisinos lançou, em março, a Escola da Indústria Criativa. A iniciativa inclui desde cursos de comunicação como jornalismo e publicidade até gastronomia, passando por uma série de formações em design e os cursos de comunicação digital e jogos digitais.

Enquanto isso, o Centro Universitário Metodista (IPA) conta com um polo de economia criativa instalado na sua unidade do shopping DC Navegantes, na área do quarto distrito de Porto Alegre, focando nas áreas de moda, design e arquitetura.

Veja também

PIONEIRO
Feevale: 1º mestrado em Indústria Criativa

A meta é formar profissionais que tenham perfil de gestão para a indústria criativa.

COPA 2014
Tecnopuc Viamão terá centro de mídia

Espaço será disponibilizado para receber jornalistas da imprensa nacional e internacional.

INDÚSTRIA CRIATIVA
PUC-RS e Feevale: conteúdo digital

Convênio com Fapergs e MiniCom investirá R$ 7,5 milhões em equipamentos e laboratórios.

PUC-RS
Jogo virtual orienta sobre evacuação

O jogo que simula a saída de crianças da escola foi desenvolvido para o Colégio Pastor Dohms.

INTERNACIONALIZAÇÃO
Tecnopuc: acordo com parque chinês

O acordo prevê troca de conhecimento entre os dois parques, assim como intercâmbio de empresas chinesas e brasileiras.