Até pouco tempo, a atitude da AWS era ser a única nuvem no pedaço. Foto: Pexels.
A AWS está trabalhando em mudanças nas suas ferramentas de gestão que vão fazer com que seja mais fácil para os clientes usarem a nuvem da empresa em conjunto com ofertas da concorrência.
É o que garante o The Information, um dos sites mais influentes do Vale do Silício, citando fontes de dentro da AWS. A novidade deve ser anunciada no Reinvent, o evento mundial da companhia, em dezembro.
Um caso típico de uso seria o cliente que usa o Azure Active Directory, uma ferramenta popular da Microsoft para autenticar usuários, e poderia gerir o serviço pela AWS, revela o The Information.
Caso se confirme, essa será uma grande mudança de estratégia da AWS, companhia que é dominante no mercado de nuvem e mantém o discurso de que a melhor estratégia é concentrar o processamento de dados com um provedor - a AWS, é claro.
Um exemplo típico da atitude pode ser vista na palestra do CTO da Amazon no AWS Summit em São Paulo no ano passado. A mensagem foi clara: "Com multicloud você perde".
De acordo com o The Information, a AWS chegou a proibir seus parceiros de negócio de usar a palavra “multicloud” nos seus materiais de divulgação.
Uma mudança de rumo seria um reconhecimento da AWS de que seus clientes também usam serviços de rivais como o Azure da Microsoft ou Google Cloud, além dos seus próprios data centers privados.
De acordo com o Gartner, a AWS detém uma participação de 45% na oferta de infraestrutura de computação em nuvem. A Microsoft, por sua vez, saiu de uma fatia de 15,6%, em 2018, para 17,9%, em 2019. Há quatro anos, essa participação era de 8,7%.
Azure, Google Cloud e a IBM, através da compra da Red Hat, tem focado em oferecer ferramentas que permitem dividir as aplicações em diferentes partes e rodar elas em diferentes locais, a chamada tecnologia de containers.