Sistema promete facilitar check-in de companhias internacionais. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais na Grande Curitiba, recebeu seis balcões de check-in de uso compartilhado da Sita.

Conhecido como Cute (Common Use Terminal Equipment), o sistema será utilizado pelas companhias aéreas internacionais American Airlines e BQB Lineas Aéreas, que iniciam voos internacionais no terminal.

Atualmente, cerca de 30 mil estações de trabalho Cute são gerenciadas pela Sita e utilizadas por mais de 300 companhias aéreas, em todo o mundo, em mais de 400 aeroportos.

O sistema de check-in compartilhado segue uma tendência mundial em relação à ocupação do espaço nos aeroportos. No Brasil, o aeroporto da região de Curitiba é o 11º a ter o modelo.

O uso dos balcões é determinado por diversas agências regulatórias, inclusive no Brasil, por proporcionar melhorias no atendimento aos passageiros e às companhias aéreas, além de otimizar o investimento dos aeroportos em seu processo de modernização.

Conforme Mauro Pontes, vice-presidente da Sita no Brasil, a implementação do sistema permitirá um aumento de produtividade sem precisar ampliar a infraestrutura.

“O Afonso Pena irá processar uma quantidade maior de passageiros com a mesma quantidade de balcões e de maneira mais rápida. Dessa forma, ocorre a redução do número de filas no check-in”, explica.