Professor da Ufrgs e membro do CGI.br falará em seminário. Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

Acontece na próxima sexta-feira, 29, uma palestra sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil e o Marco Civil da Internet, dentro da programação da Série de Seminários do Instituto de Informática da Ufrgs (Inf).

A atividade com uma hora de duração inicia às 12h45 no Auditório Prof. Castilho, prédio 43424 do Instituto (Av. Bento Gonçalves 9500, Bloco IV), em Porto Alegre.

O palestrante será o professor da universidade Flávio Rech Wagner, conselheiro do CGI.br desde 2008 também foi indicado a candidato pela Sociedade Brasileira de Computação para ocupar uma das três vagas do CGI.br destinadas à comunidade científica e tecnológica.

Wagner é doutor em Engenharia  de Computação pela Universidade de Kaiserslautern (Alemanha).

O objetivo do seminário é oferecer uma visão geral da constituição, história e atividades do CGI.br, assim como dos principais direitos e deveres estabelecidos pelo Marco Civil e das polêmicas em torno de sua aprovação.

Criado em 1995, o CGI.br é responsável pela administração dos nomes de domínio e números IP sob o domínio de topo .BR e coordenador das iniciativas de serviços de internet no país.

Em 2009, o Comitê definiu um conjunto de 10 princípios para o uso e governança da internet. Este decálogo de princípios também foi a base para a elaboração do Marco Civil da Internet.

Submetida pelo governo ao Congresso Nacional, a legislação aponta direitos e deveres básicos dos múltiplos atores envolvidos no desenvolvimento, governança e uso da internet no país.

O Marco Civil da Internet foi elaborado após um processo de consulta pública, envolvendo amplos segmentos da sociedade. No momento, o Marco Civil aguarda votação no Congresso.

O evento é gratuito e não exige inscrição prévia.