Uber é centro de uma grande polêmica em Porto Alegre. Foto: MAHATHIR MOHD YASIN / Shutterstock.com
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, receberá o diretor de políticas públicas da Uber no Brasil, Daniel Mangabeira, para uma reunião nesta segunda-feira, 02, a partir da qual se espera que se encaminhe uma solução para a polêmica sobre o aplicativo em Porto Alegre.
Nesta quarta, 25, a Câmara de Vereadores da capital gaúcha aprovou, apenas dois dias depois de protocolado, um projeto de lei do vereador Cláudio Janta (Solidariedade) que proíbe o funcionamento do aplicativo na cidade.
A Uber começou a oferecer o serviço em Porto Alegre poucos dias antes, na quinta-feira, 19. Segundo a reportagem do Baguete pode averiguar, cerca de 100 carros trabalham para a multinacional na capital.
Antes mesmo da proibição a EPTC, empresa que regula o transporte público em Porto Alegre, havia desatado uma campanha de fiscalização contra o aplicativo, considerando o mesmo como "transporte ilegal".
Depois da proibição, Fortunati escalou a retórica, acusando a Uber de ter sido “prepotente e autoritário” por iniciar o serviço unilateralmente na cidade. O prefeito acusou a multinacional de achar que Porto Alegre é uma “terra sem lei”.
A Uber vinha mantendo discussões com a prefeitura e provavelmente decidiu lançar o serviço antes da aprovação do projeto de lei de Janta para criar um fato consumado, escalando a batalha de relações públicas que a companhia já vinha travando nas últimas semanas.
As duas posições são difíceis de conciliar. O Uber é contra qualquer tipo de regulação do seus serviços. A empresa mantém que os mesmos não constituem transporte público e, por tanto, não são matéria de legislação municipal.
A empresa vem pagando as multas dos motoristas e pretende levar a matéria para o Supremo. Um projeto de lei do senador Lasier Martins (PDT) quer legalizar o serviço em escala nacional. A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul entrou com um pedido pedindo o fim das multas ao Uber em Porto Alegre.
Enquanto a matéria legal não se decide, o Uber fortalece sua posição. A gigante de transporte vem cortejando a RBS, o principal grupo de comunicação gaúcho, com informações exclusivas.
A primeira corrida do Uber na cidade foi com Marcos Piangers, um comunicador do grupo. O noticiário sobre o tema tem sido amplo e, em grande parte, favorável ao Uber.