De olho nas novidades do amanhã. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

A tecnologia continua a avançar a um ritmo tão veloz que, por vezes, temos dificuldade em acompanhar todos os desenvolvimentos. A internet tornou-se numa ferramenta fundamental nas nossas vidas e os dispositivos assumiram-se como uma extensão quase natural do corpo humano. Por isso, a world wide web revolucionou a forma como trabalhamos, como comunicamos e como consumimos.

Não é por acaso que os especialistas consideram que estamos a viver em plena era digital. Ou seja, estamos a falar de uma altura em que as novas tecnologias alteram de forma significativa a forma da sociedade pensar, trabalhar ou  consumir. Além disso, otimiza os fluxos de informação, o que faz com que sejamos também a geração mais bem informada de todos os tempos.

2021 vai ser um ano muito particular nesta evolução, porque 2020 acabou por ser revolucionado pelo novo coronavírus, que introduziu uma pandemia global e, consequentemente, uma nova normalidade. A internet soube adaptar-se às novas necessidades e exigências do mundo moderno, com setores como o comércio eletrônico ou o entretenimento virtual a desenvolverem-se de forma brutal. Tendo em conta este contexto sociocultural, apontamos as principais tendências tecnológicas para 2021.

INTERNET 5G

A nova geração da internet vai chegar em 2021 e vem mudar inclusive a própria world wide web. O 5G vai introduzir uma nova forma de estarmos conectados e essa revolução vai ser tão profunda que até tem criado vários mitos e teorias da conspiração. Claro que isso não passa de fantasia de negacionistas, mas é impossível não ficar entusiasmado com o 5G.

Chamam-lhe a Internet das Coisas e vamos passar a estar ainda mais conectados, numa internet de alta velocidade. Tudo vai ser mais eficiente, mais veloz e mais eficaz. Contudo, também é certo que vai introduzir novos desafios. Os algoritmos vão fechar-nos em bolhas cada vez mais controladas pelas redes sociais, o que faz adivinhar que novas ferramentas venham também a ser introduzidas.

CIBERSEGURANÇA

À medida que passamos mais tempo na world wide web e que as nossas vidas são migradas para o mundo digital, a segurança torna-se numa necessidade cada vez mais premente. E a cibersegurança será, de facto, uma tendência tecnológica para o ano de 2021.

A tendência é que esta será uma área que se tornará mais prática e, consequentemente, mais eficiente, garantindo elevados níveis de protecção em aplicações virtuais e digitais. Isso permitirá às empresas mudarem-se definitivamente para a nuvem, reforçará o teletrabalho e garantirá uma experiência de utilizador mais completa a todos os usuários, nomeadamente em áreas como o jogo online ou as apostas desportivas.

O Poker online, por exemplo, tem sido uma área extremamente beneficiada por esse crescimento, aliando entretenimento a rendimento. Ao garantir uma experiência do utilizador segura e protegida, a  cibersegurança está a garantir todas as condições para que o sector do entretenimento se torne também numa das principais tendências de 2021. Um site como o Poker Notícia tem tido um crescimento exponencial, que permite acompanhar toda esta evolução quase em tempo real.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Tal como a rede 5G, também a Inteligência Artificial (AI) foi um novo termo tecnológico que começou a ser utilizado com grande frequência em 2020. E a tendência é continuar a ganhar cada vez mais preponderância, especialmente no que diz respeito à experiência online do utilizador.

As empresas e o marketing digital estão a retirar todo o potencial da AI, tornando os negócios mais eficientes, modernizando a forma como consumimos na internet. Isso vai levar aquilo que já se chama como internet de comportamento, em que as empresas utilizam os dados dos utilizadores gerados na sua navegação diária na net para influenciar o seu comportamento.  O AI vai aparecer estritamente ligados a coisas como o reconhecimento facial, o rastreamento por GPS da nossa localização ou a chamada big data, por exemplo.