O olho do dono, etc. Foto: Pexels.
A Microsoft acaba de lançar uma ferramenta que permite saber quanto tempo os usuários passam por dia em ferramentas da suite de produtividade da empresa como Email, Teams e Word, com direito a detalhes como se a pessoa liga a câmera em um meeting ou não.
Tudo faz parte de uma solução chamada Productivity Score, que está sendo criticada como uma ferramenta de “vigilância no ambiente de trabalho”.
Com o software, é possível comparar a produtividade de uma empresa com outras do mesmo segmento em um período de 28 dias.
Segundo especialistas ouvidos pelo Business Insider, a Microsoft pode ter ido longe demais, pelo menos tendo em conta regulações de privacidade em alguns países da União Europeia.
O problema é que a ferramenta não pede consentimento dos funcionários, apontam os especialistas. De fato, a ferramenta traz o monitoramento de todos os empregados na sua opção default.
Outros especialistas apontaram que a ferramenta pode encorajar os funcionários a trabalharem tendo em vista melhorar a sua pontuação no algoritmo, e não necessariamente os resultados para a empresa.