IBM lança o novo zEnterprise EC12. Foto: Flickr.com/ibm_media

A Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, serviço da Associação Comercial de São Paulo que presta um serviço similar ao do SPC, administrado pela Serasa, acaba de se tornar a primeira emrpesa brasileira de seu setor a contratar um mainframe IBM zEnterprise EC12.

O projeto, de investimento não divulgado, também envolve um storage DS8870, além de um sistema de backup baseado no Hydra.

Conforme Dorival Dourado, presidente da Boa Vista, nos últimos dois anos a empresa cresceu a taxas acima do mercado em que atua, e o investimento em capacidade de processamento mira ampliar este crescimento.

“A nova tecnologia oferece suporte para análises operacionais que auxiliam a filtrar de forma eficiente grandes volumes de dados, transformando-os em informações valiosas na estratégia de negócios e gerando vantagem competitiva”, avalia o executivo.

Segundo ele, a Boa Vista processa informações que dão suporte a mais de sete milhões de decisões de negócio por dia, centralizando uma rede de mais de 2,2 mil entidades representativas do comércio e oferecendo soluções de análise de crédito a cerca de 1,2 milhão de clientes diretos e indiretos.

“São mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas e mais de 42 milhões de registros de transações”, afirma ele.

Um universo que exige alta capacidade de processamento e disponibilidade, o que justifica a investida na solução IBM que é resultado de um investimento de mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento da divisão de Sistemas e Tecnologia da Big Blue.

O zEC12 apresenta 25% a mais de desempenho por núcleo e 50% a mais de capacidade total de sistema em relação à versão anterior, consumindo a mesma quantidade de energia que o antecessor, garante a IBM.

O serviço administrado pela Boa Vista é controlado pela Associação Comercial de São Paulo, Associação Comercial do Paraná, Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre e o fundo de private equity TMG.

Em 2011 a companhia adquiriu a concorrente Equifax do Brasil, fortalecendo sua posição na disputa pelo mercado de informações de crédito com a rival Serasa Experian.