Kaio Philippe. Foto: divulgação.
O Kayak, multinacional especializada no mercado de metabuscas online para viagens, está firme em seus planos de crescer no Brasil e bater a concorrência, mesmo com um cenário de economia em retração.
Segundo o country manager da empresa no país, Kaio Philippe, o modelo de negócios da empresa, que envolve publicidade e fluxo de visitação em sua plataforma, será o diferencial para crescer no país, com uma proposta diferente de outros serviços tais como Submarino Viagens e Decolar.com, que cobram comissões em cima de vendas.
"Mesmo que os gastos em viagens tendam a cair durante 2016, os consumidores seguirão pesquisando preços e planejando suas viagens, domésticas e internacionais, para conseguir os melhores preços. Então para nós, esse cenário pode até ajudar", avalia Philippe.
No Brasil desde 2012, o Kayak registrou números significativos de crescimento no ano passado, chegando a mais de 100 milhões de buscas mensais em seu site e mais de 40 milhões de downloads do app.
A empresa não divulga números regionais, mas de acordo com Philippe, o Brasil e países da América Latina tem o potencial de chegar no nível de vendas que a marca tem na Europa - o mercado norte-americano representa a maior fatia dos negócios do Kayak.
Segundo o country manager, a concorrência direta do Kayak vem de outros buscadores como Trivago e SkyScanner, que tomaram a dianteira no país através de maior exposição na mídia.
"Ultimamente apostamos em um crescimento orgânico, mas queremos levar nosso nome para o consumidor geral, assumindo no país a liderança que temos nos Estados Unidos", afirmou o executivo.
Vale lembrar que o Kayak pertence ao Priceline.com, gigante ianque do segmento de viagens e hotelaria, que adquiriu no ano passado uma participação no controle da brasileira Hotel Urbano, por US$ 60 milhões.