LMS

ENS troca Moodle por Blackboard

28/01/2019 13:56

Instituição usava versão desatualizada do Moodle mais outros softwares.

Com Blackboard, ENS vai expandir oferta de cursos à distância. Foto: Pixabay.

Tamanho da fonte: -A+A

A Escola Nacional de Seguros (ENS), especializada em formação para profissionais do mercado de seguros, implementou o software de gerenciamento educacional (LMS, na sigla em inglês) Blackboard com consultoria do Grupo A.

Com o novo sistema, saiu de cena a solução open source Moodle 1.9. A migração para a plataforma ocorreu no segundo semestre de 2018 e cerca de 14 mil alunos já acessaram o ambiente de estudos desde então. 

O objetivo da ENS era adquirir uma nova plataforma que pudesse dar suporte para o ensino presencial e funcionar como ambiente virtual de aprendizagem na educação a distância, substituindo o ambiente formado pela combinação do Moodle, sem atualização há sete anos, com outras ferramentas focadas em problemas pontuais.

“Enquanto concorrentes já mostraram problemas ainda na fase de testes e desistiram do nosso projeto, o Grupo A esteve presente durante todo o processo”, explica Gustavo Borges, da gerência da Escola Virtual da ENS. 

Desde agosto, a escola passou a rodar todos os cursos online no novo ambiente e a utilizar o Blackboard Open LMS como suporte às aulas presenciais. 

A intenção inicial da ENS era manter concentradas no Blackboard Open LMS as entregas que, antes, necessitavam de diferentes ferramentas. Para isso, primeiro, estabilizaram a plataforma, integraram os recursos e limparam o histórico de dados. 

A partir do próximo semestre, planejam aperfeiçoar o uso da solução educacional, investindo no tema SNAP, que melhora a experiência de uso, é responsivo e otimizado para dispositivos móveis. 

“Também desejamos explorar ainda mais o Collaborate (ferramenta de webconferência nativa do Blackboard Open LMS), um recurso que a gente não tinha. Já temos conhecimento necessário para utilizá-lo tanto nas aulas presenciais quando na EAD. Investiremos em webinars e aulas em tempo real, com a vantagem de que agora os tutores não precisam estar na escola,” planeja Borges. 

Os aperfeiçoamentos acontecerão simultaneamente a novos cursos oferecidos pela fundação. O Curso de habilitação de corretor, já oferecido nos modelos presencial e EAD, terá uma alternativa semipresencial, com 70% das aulas online, e utilizará muitos recursos visuais para impactar positivamente os alunos mais exigentes. 

Outros dois cursos 100% EAD, o MBA de gestão de seguros e resseguros e a Graduação tecnológica em gestão de seguros, também ocorrerão na Blackboard Open LMS, com inúmeras ferramentas oferecidas pela plataforma que buscam aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos. 

A Escola Nacional de Seguros é a única instituição no Brasil apta a habilitar corretores de seguros. Oferece também cursos de certificação técnica para áreas específicas dentro de seguradoras e corretoras, além de cursos gratuitos para este mercado.

Nesse sentido, o ano de 2018 foi especialmente importante para a Escola Nacional de Seguros. A fundação teve a primeira pós-graduação 100% online autorizada pelo Ministério da Educação: MBA em gestão de seguros e resseguros.

O Grupo A é uma holding educacional sediada em Porto Alegre. A empresa é distribuidora exclusiva no país dos produtos da Blackboard, uma das maiores companhias de software para área educacional no mundo.

Veja também

EDUCAÇÃO
Kuhn, ex-Terra, está no Grupo A

Kuhn será responsável pelos negócios Blackboard e Symplicity.

EDUCAÇÃO
Sisqualis capacita Univates com Google

Além dos treinamentos, a Univates adquiriu 150 Chromebooks.

ENSINO
Fundação Lemann adota Canvas

A Fundação escolheu a plataforma para ajudar a apoiar os seus programas de formação de professores.

EDUCAÇÃO
São Leopoldo Mandic adota Blackboard

Na organização, a plataforma será utilizada principalmente como apoio às aulas presenciais.

EDUCAÇÃO
Blackboard compra colombiana Nivel Siete

União de forças aumentará o leque de serviços em países como Mexico, Brasil, Colombia, Peru, Equador, Venezuela, Honduras e República Dominicana.

EDUCAÇÃO
Marista: 16 escolas com Blackboard

Por estarem no mesmo sistema, diferentes colégios podem ser integrados através de um mesmo projeto.

TENDÊNCIA
LMS entra no RH das empresas no Brasil

Algumas metodologias de aprendizagem estão ganhando cada vez mais espaço no treinamento corporativo.

EDUCAÇÃO
Somos Ensino Técnico troca Moodle por Canvas

A ETB é a empresa de soluções para o ensino técnico do Grupo Somos Educação.

EDTECH
Tecnowise: R$ 10 milhões em novo LMS

Empresa criou um produto para substituir o seu Moodle e acabou criando uma spin off.

ENSINO
Dom Bosco troca Moodle por Canvas LMS

O Canvas LMS  vai fazer a gestão do aprendizado de 1 mil alunos de educação à distância.