A UFRGS atuará com horário reduzido entre os dias 28 de janeiro e 1º de março. Foto: Gustavo Diehl/UFRGS.

A UFRGS atuará com horário reduzido entre os dias 28 de janeiro e 1º de março. A atuação das unidades da instituição será de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30, ininterruptamente. 

A Portaria 802/2019, que explica o movimento, indica que as Unidades e os Órgãos da Administração Central devem racionalizar suas atividades sem causar prejuízos à comunidade.

O objetivo, segundo o texto, é a economia de energia elétrica (redução de cerca de 25%) diante da baixa demanda de serviços internos e externos, principalmente no mês de fevereiro, quando há significativa redução das atividades acadêmicas.

A conta de energia elétrica da universidade chegou a R$ 24 milhões em 2018.

Para os servidores, a compensação deverá ser feita por trabalho semipresencial ou mediante reposição de atividades, observando as atribuições dos respectivos cargos. 

O disposto na portaria não se aplica às atribuições consideradas essenciais para o funcionamento da Universidade, a critério das Direções das Unidades e dos Órgãos da Administração Central, especialmente as relacionadas ao processo de matrícula dos estudantes. 

O Plantão de Atendimento da Matrícula segue funcionando normalmente, das 10h às 17h, no Museu da UFRGS.