SEGUE ATRASADO

Consulado Americano em POA só em 2015

28/02/2014 10:26

Sede do novo consulado, na avenida Assis Brasil, atenderá cerca de 100 mil pessoas/ano.

Disneylândia cada vez mais díficl. Foto: flickr.com/photos/photographerglen

Tamanho da fonte: -A+A

O ministro conselheiro da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Rodd Chapman, afirmou nesta quinta-feira, 27, que a abertura do consulado americano em Porto Alegre ficará para dezembro de 2015.

A sede do novo consulado, localizado na Avenida Assis Brasil, atenderá cerca de 100 mil pessoas por ano. Mas, para dar andamento a mais de 35 mil pessoas que desejam retirar o visto norte-americano, será implementado um centro de atendimento que prestará parte desse serviço, prometido para o mês de março desse ano, na avenida Carlos Gomes.

O Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre funcionou de 1918 a 1996. Hoje, só funcionam consulados do país em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Atualmente, para retirar o visto, o cidadão precisa ir para alguma das cidades brasileiras que já existem embaixadas, e ficar por lá por no mínimo dois dias. Com a mudança, o início desse processo poderá se realizar em Porto Alegre e finalizado em uma dessas cidades.

Esse é o quarto atraso nos planos de reabertura. Em abril de 2012, havia previsão de uma abertura ainda naquele ano ou no primeiro trimestre do ano seguinte.

Em seguida, John Matel, diretor de Relações Externas da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília retratou-se e deu um novo prazo para 2014.

Segundo a Missão Diplomática dos EUA no Brasil, cerca de 1,1 milhão de vistos foram processados em 2012, ano no qual os turistas brasileiros gastaram U$ 8 bilhões nos Estados Unidos, um aumento de 17% em relação ao ano anterior.

Veja também

Canadá busca aumentar negócios com o RS

Consulado Geral do Canadá em São Paulo, juntamente com seu escritório comercial em Porto Alegre e a Fiergs promovem na sexta-feira, 30, o evento Invest in Canada.

O objetivo é atualizar o público brasileiro e canadense sobre o ambiente de negócios tendências e oportunidades disponíveis nos dois países e estreitar e identificar oportunidades potenciais de negócios e investimentos para as empresas do Rio Grande do Sul.

EUA vão facilitar visto a brasileiros

Os Estados Unidos vão adotar medidas para facilitar a concessão de vistos a turistas brasileiros.

Barack Obama, presidente do país, anunciou a disposição de aceitar visitantes do Brasil – considerados de baixo riso pelos norte-americanos – nessa quinta-feira, 20, em discurso na Disney, Flórida.

O pacote será regulamentado em três meses.

WELCOME!
EUA: passagem rápida na imigração para BR

Os Estados Unidos querem agilizar a passagem de brasileiros pela sua imigração. Representantes da Missão Diplomática dos EUA no Brasil anunciaram nesta segunda-feira, 26, que estão prontos para implementar um projeto-piloto de agilização do ingresso.

As regras, no entanto, dizem respeito a ingresso nos Estados Unidos, e não ao processo de obtenção de vistos feito no Brasil.

VALE DO SILÍCIO
StartupSC vai a TechCrunch Disrupt

Programa vai levar as startups Axado, Socialbase, ContaAzul, Resultados Digitais, InPulse, UpPoints, Tex.do, Fisiogames e Pip! a uma missão no Vale do Silício, com participação na conferência do site TechCrunch.

COMPETIÇÃO
Empresas visitam Londres pelo UKTI

Consulado Britânico de São Paulo irá escolher dez empresas no Brasil.