Projeto da CPFL Soluções irá fornecer energia para 280 estações da Algar Telecom em Minas Gerais. Foto: Divulgação.

A CPFL Soluções, empresa do Grupo CPFL que oferece soluções para comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída e infraestrutura energética, investiu R$ 21,7 milhões na implantação da sua primeira fazenda solar, a usina Capim Branco.

O projeto, localizado em Uberlândia, foi construído para atender às necessidades energéticas das operações da Algar Telecom e faz parte do Programa de Eficiência Energética, iniciado pela empresa em 2010. 

A Alsol Energias Renováveis, empresa acelerada pelo grupo Algar, foi a responsável execução das obras ficou por conta da.

O projeto irá fornecer energia para 280 estações da Algar Telecom em Minas Gerais. A expectativa é que a geração de energia proveniente da usina fotovoltaica represente aproximadamente 18% do consumo total de energia da Algar Telecom.

Com 5 MWp de potência, a fazenda solar ocupa uma área de 85 mil metros quadrados e conta com 15.540 painéis fotovoltaicos, 37 inversores e quatro transformadores. 

A usina conta com um sistema supervisório de monitoramento à distância e se conecta à rede elétrica por meio de uma linha de distribuição de 13,8 kV de tensão com dois quilômetros de extensão.

O projeto representa a segunda parceria entre a Grupo CPFL e o Grupo Algar no mercado de energia solar. 

Em 2015, as duas companhias desenvolveram um projeto de geração fotovoltaico para a Algar Tech. A iniciativa contemplou a construção de uma usina solar no telhado do data center em Campinas e a expansão da planta solar do data center em Uberlândia, além da troca de lâmpadas por LED e modernização do sistema de climatização.