Cristina Randazzo, gerente sênior de vendas técnicas da Autodesk para América Latina. Foto: Divulgação.

A Autodesk e a MakerBot, fabricante de impressoras 3D desktop, firmaram um acordo para oferecer um ano de assinatura grátis do software de modelagem Autodesk Fusion 360 para clientes que adquirem equipamentos da MakerBot.

Esta é a primeira vez que a Autodesk se associa localmente a um fabricante de impressoras 3D para oferecer um software gratuito. 

A parceria entre as empresas foi iniciada no México em 2016.

O Fusion 360 é uma ferramenta de CAD, CAE e CAM desenvolvida na nuvem. Com isso, usuários podem projetar, simular e enviar projetos para uma impressora 3D em um único ambiente.

“A Autodesk tem trabalhado na divulgação do Fusion 360 nos últimos dois anos, então a parceria ajuda a difundir a ferramenta e o próprio uso de impressão 3D”, destaca Cristina Randazzo, gerente sênior de vendas técnicas da Autodesk para América Latina.

Para Felipe Rosales, diretor geral da MakerBot América Latina, a parceria ajuda a impulsionar a adoção da impressão 3D como ferramenta para prototipagem rápida em indústrias como as de brinquedos, embalagens, metais, equipamentos médicos, automotiva, aeroespacial, ferramental e ainda em programas educacionais e em laboratórios de fabricação.

A parceria está disponível por meio da rede de revendas da MakerBot no Brasil, que hoje soma 5 parceiros.

Os canais da MakerBot receberam treinamento presencial da Autodesk e materiais de apoio para suporte aos clientes que adotarem o Fusion 360 com a compra dos equipamentos.

A MakerBot foi fundada em 2009 em Nova Iorque. Em 2013, a companhia foi adquirida pela Stratasys por cerca de US$ 400 milhões. A chegada ao Brasil aconteceu em 2014.

Em abril de 2016, a MakerBot superou a marca de mais de 100 mil impressoras 3D desktop em todo o mundo.