Eletron Energy tem 17 usinas de energia solar. Foto: Pexels.

A Eletron Energy, maior comercializadora independente de energia elétrica no Norte e Nordeste do Brasil, implementou o software de gestão para pequenas e médias Business One da SAP, em um projeto com consultoria da Alfa Sistemas.

O prazo de implantação considerando todas as etapas de planejamento, configurações e entrada em produção foi de cinco meses.

A primeira fase do projeto contemplou, além da implementação de todo o back office em todas as empresas do grupo, a automação do processo de faturamento da área de comercialização de energia através da integração com o Thunders, plataforma de gestão de contratos de energia.

A segunda fase do projeto já está em andamento e contempla a implementação das análises gerenciais, dashboards e fluxo de caixa gráfico.

“Estamos diante de uma grande revolução no setor, cujo objetivo é transformar a forma como indivíduos e empresas contratam energia. Naturalmente, para isso, precisamos nos posicionar na vanguarda da inovação e digitalização”, afirma João Santos, CFO do Grupo Elétron Energy.

Com sede no Recife, filiais em São Paulo, Belém, Maceió e Manaus, a Eletron Energy atua com geração de energia elétrica e venda no mercado aberto.

No mercado desde 2012, a empresa tem 400 clientes, para os quais vende energia equivalente ao consumo de uma cidade de 12 milhões de habitantes, gerada por 17 usinas fotovoltaicas e três centrais hidrelétricas.

A Alfa tem experiência no segmento de energia, no qual atende clientes como Boven Energia, Nova Energia, BBCE, Matrix Energia, Esfera Energia e 2W Energia.

A SAP é quase a solução padrão quando o assunto são utilities do setor elétrico no Brasil, com uma participação de mercado que pelas próprias contas chega a 80%.