Jafte Carneiro Fagundes da Silva, vice-presidente Jurídico do Straumann Group para América Latina. Foto: divulgação.

O Straumann Group, fabricante suíço de implantes dentários e outros artigos para odontologia, adotou o ERP jurídico Espaider, da empresa catarinense Fácil, como a plataforma global de gestão jurídica da companhia.

O sistema brasileiro já era utilizado pela Neodent, curitibana adquirida pelo grupo em 2015, e já vinha sendo utilizado pelas equipes do conglomerado nos países da América Latina.

Agora, o software também será utilizado por profissionais da América do Norte, Europa e Ásia, em uma versão totalmente em inglês.

“A companhia estava à procura de uma solução global para a área jurídica e decidimos recomendar o Espaider, adotado há 11 anos pela Neodent. O sistema possui funções bastante avançadas e tivemos muitas facilidades em implementar customizações”, conta Jafte Carneiro Fagundes da Silva, vice-presidente jurídico do Straumann Group para a América Latina.

Para a implantação, uma equipe de TI da Neodent atuará em colaboração com a desenvolvedora Fácil e gestores jurídicos dos Estados Unidos, China, Alemanha, Suíça e Brasil.

O sistema da Fácil é responsável pelo controle do registro de mais de 70 marcas e patentes em mais de 50 países, além da gestão de contratos nacionais e internacionais, processos, requisições, societário, propriedade intelectual, consultivo, análises gerenciais e BI.

Contando com 220 funcionários, a companhia possui quase 700 clientes, seja de departamentos jurídicos de empresas ou escritórios de advocacia.

Em departamentos, o portfólio tem clientes como Ambev, Xerox, Natura, O Boticário, Avon, CVC, XP Investimentos, Vale, Villares Metals, Usiminas e Arcelormittal. Já entre os escritórios, estão Mattos Filho, Rolim, Lacaz Martins, Martinelli, Rosi Rajão, Pipek Penteado Paes e Manso.

Fundado em 1954, o Straumann Group tem sede na Basileia, Suíça, e reúne as marcas Straumann, Neodent, Anthogyr, Medentika, ClearCorrect, Dental Wings, além de outros parceiros e empresas detidas total ou parcialmente pelo grupo.

A multinacional desenvolve e produz implantes dentários, instrumentos, próteses, biomateriais e soluções digitais utilizados na preservação, regeneração, restauração, substituição e ortodontia. Com um faturamento superior a R$ 5 bilhões, a companhia tem mais de 7 mil colaboradores em 60 países.