O famoso prédio do HSBC em Curitiba, onde o banco contratou serviços de software da NTT Data. Foto: divulgação.
A NTT Data acaba de firmar com o HSBC o primeiro contrato para desenvolvimento de software de sua unidade aberta em novembro de 2012 em Curitiba.
Operando há pouco mais de um ano no Brasil, a empresa de serviços de TI do grupo japonês NTT irá desenvolver aplicativos e prestar manutenções de grande porte a sistemas críticos do banco, que também tem sede na capital paranaense.
O contrato tem duração de dois anos e a expectativa é de que cerca de 150 pessoas trabalhem nesse projeto, entre gerente de projetos, arquitetos, analistas de sistemas, programadores, projetistas de teste e testadores.
Atualmente, a NTT Data já fornece serviços para a área de processos e especificação funcional do HSBC.
“Esse projeto nos auxilia a desenvolver nossa fábrica de software para que possamos conquistar mais contratos e atender não só o Brasil, mas a América Latina também”, afirma Rui Schoenberger, VP da NTT Data no Brasil.
Com mais de 57 mil colaboradores em 35 países, a NTT Data desembarcou no Brasil por meio da aquisição do grupo Value Team, especializado em consultoria e serviços de TI.
Em 2012, o grupo se expandiu por aqui com a compra da Total Systems, focada em TI para o mercado financeiro, mas é em Telecom que hoje a empresa japonesa tem o carro-chefe de seus negócios no país, com 50% do faturamento local vindo deste setor.
Já o HSBC Brasil está presente em 545 municípios brasileiros, com 868 agências e mais de 5,2 mil caixas automáticos.
O banco fechou 2012 com lucro líquido de R$ 1,3 bilhão, queda de 2,6% em relação a 2011.
Na época da divulgação do balanço, o HSBC atribuiu a baixa ao aumento da inadimplência no período.