ETAPA BRASILEIRA

Quatro do Sul na final do Desafio Intel

28/05/2013 09:37

Finalistas do Desafio Intel. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A Intel divulgou a lista de startups brasileiras classificadas para a etapa nacional do Desafio Intel, iniciativa com objetivo de estimular o desenvolvimento do ecossistema empreendedor no país.

Entre elas, quatro são do Sul - as paranaenses Eadbox e Já entendi  e as catarinenses Domotic Center e catarinense Tawboard.

A empresa vencedora vai passar um mês no Vale do Silício, participando de um programa de aceleração de negócios, o YouNoodle Camp.

As dez startups foram escolhidas por especialistas nos mercados de venture capital e tecnologia, que avaliaram as empresas em critérios como inovação no conceito ou produto, competitividade, capacidade de execução do plano estratégico, entre outros.

Esta semana as empresas participam de um workshop, na Intel, onde receberão mentoria e treinamento.

Um corpo de juízes selecionará o vencedor da etapa Brasil para a viagem que terá na programação cursos com professores de Standford, assessoria de especialistas, painéis com peritos e visitas a empresas.

O vencedor nacional também concorrerá a uma vaga para representar a América Latina no Intel Global Challenge 2013 na Universidade de Berkeley, onde competirão por prêmios em dinheiro no valor de US$ 100 mil.

Conheça as finalistas:

- Tawboard (Santa Catarina): é a segunda geração de uma lousa digital. Funciona como um quadro negro comum, usando uma caneta digital e um projetor para fazer a ponte entre o mundo real e o conteúdo digital.

- Domotic Center (Santa Catarina): desenvolve produtos wireless para a automação residencial, buscando aumentar o conforto, a segurança e a sustentabilidade. Por meio de tablets, smartphones ou computadores, os usuários podem controlar diversos aparelhos dentro de suas residências.

- Eadbox (Paraná): é uma plataforma de e-commerce no modelo software como serviço (SaaS) para cursos online. Com o Eadbox, as escolas podem usar diversas ferramentas para montar produtos educacionais, com opções totalmente customizadas.

- Já entendi (Paraná): dirigido a estudantes focados no ENEM, o portal Já Entendi oferece lições em vídeo, com conteúdo altamente visual, nos mais diferentes temas, de uma forma prática e que facilita o aprendizado.

- MyWeenkel (São Paulo): rede social para quem quer vender, comprar e trocar produtos pela internet. A rede ajuda os usuários a aproveitar sua própria rede de amigos para trocar produtos e fechar negócios. Produtos e serviços podem ser vendidos, comprados, trocados, doados, contratados ou prestados pelos usuários.

- Gloriosos (São Paulo): desenvolvedora de um sistema para analisar fluidos e gases medindo o índice de refração usando um método altamente preciso patenteado pela UNICAMP. O sistema pode ser utilizado para controlar a qualidade de combustíveis em motores de combustão.

- LabSynapse (Rio de Janeiro): um software online gratuito que ajuda os cientistas a gerenciar laboratórios, encontrar parceiros, oferecer serviços e comparar produtos e serviços com outros colegas do meio acadêmico.

- Can Game (Pernambuco): é um jogo para auxiliar o desenvolvimento cognitivo de crianças autistas por meio de tecnologias interativas e sensores de movimento. O uso do Can Game pode ajudar médicos, pedagogos e pais a identificar o melhor tratamento para cada criança, além de ajudar a reduzir a agitação, agressividade e irritabilidade de crianças autistas.

- Carona (Pernambuco): é um aplicativo móvel que encoraja as pessoas a oferecer e aceitar caronas. O aplicativo incorpora ferramentas de interação rápidas e fáceis de usar, e oferece recompensas aos usuários.

- Great on Me (Pernambuco): é uma solução do tipo SaaS para o e-commerce de vestuário. Os usuários podem informar suas medidas para receber a indicação do tamanho mais adequado para cada pessoa, melhorando assim a experiência de compras de roupas online.

Veja também

ALIANÇA GIGANTE
Einstein, Intel, MS e Totvs juntas na saúde

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Informação em Saúde indica que o Brasil tem sete mil hospitais, dos quais só 19% estão informatizados. Parceria pretende preencher esta lacuna.

CHIPS
UFSC e UFRGS são destaque da Intel

Competiam 25 equipe de todo o mundo, das quais nove chegaram até a etapa final de avaliação.

PARA ULTRABOOK
Catarinense PMS entre apps escolhidos pela Intel

Paulistas Zeroum Digital, Hive, SmyOwl, Mobjoy, Fashion.Me e Joystreet também foram eleitas.

INVESTINDO EM SOFTWARE
Intel adquire brasileira Profusion

Adquirida é desenvolvedora de sistemas em HTML5 e emprega 23 funcionários. Valor da compra não foi divulgado.

RBS
e.Bricks: US$ 100 milhões para startups

Integram o portfólio de investimentos oito empresas, e número deve chegar a algo entre 12 e 15 até o final do ano.

SINAPSE INOVAÇÃO
SC aproxima startups de investidores

Evento, em parceria com a Endeavor, terá reuniões, palestra e Desafio Startups em Florianópolis. Até o momento, há 125 inscritos.