Inesquecível. Foto: flickr.com/photos/ssbn737rm.

A revista Amanhã publicou nesta quarta-feira, 28, sua lista das marcas Top of Mind do povo gaúcho. No mercado de telefonia celular, a pesquisa aponta que a Nokia, tradicional marca do setor ainda está em alta no Rio Grande do Sul.

A empresa finlandesa, que mundialmente amargou uma enorme queda no market share mundial nos ultimos anos, frente à concorrência de gigantes como Samsung e Apple, ainda está na memória de mais da metade dos pesquisados no estado. Com 53% da preferência, a marca bate a Samsung (26,8%) e LG (9,75%).

No entanto, mesmo estando na liderança, a marca recuou consideravalmente no último ano - em 2013 ela foi líder do Top of Mind com 64%. Por outro lado, a Samsung saltou mais de dez pontos percentuais. Em 2013, ela ficou com 15,8%.

A curiosidade neste ranking fica por conta da Apple. Mesmo com aparelhos desejados como o iPhone, a empresa de Cupertino está na cabeça de apenas 0,6% dos entrevistados, mesmo percentual da Sony Ericsson. Na frente da marca da maçã, o publico gaúcho elegeu também a Motorola, com 6,4%.

Embora a tradição da Nokia no mercado tenha seu apelo junto à memória do público gaúcho, no market share, a história é outra. Nos últimos anos, a Samsung escalou rapidamente para o topo da concorrência, ancorado no sistema operacional Android, do Google.

Por outro lado, a Nokia teve seus problemas na criação de um sistema operacional para smartphones, afundando com o Symbian e o MeeGo, o que fez a companhia perder seu espaço no topo do mercado.

Recentemente, a empresa finlandesa ensaia timidamente uma recuperação, ao adotar a bandeira do Windows Phone, sistema móvel da Microsoft, e apostando em aparelhos por preços mais acessíveis.

Segundo dados do site norte-americano Statista, no Brasil o Android fechou 2013 com 86,7% da preferência dos usuários. Em segundo lugar, vem o iOS, da Apple, com 4,2%. O Windows Phone, sistema em que a maioria dos aparelhos são da Nokia, ocupa o terceiro lugar com 4%.