A Linx acaba de lançar uma assistente virtual para atendimento aos clientes. Foto: Divulgação.

A Linx, fornecedora de software de gestão para o varejo, acaba de lançar uma assistente virtual para atendimento aos clientes. A empresa batizou a ferramenta de Lais.

O chatbot ficará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e poderá ser acessada no site da Linx por meio de computadores e dispositivos móveis.

O nome Lais é uma sigla para Linx Artificial Intelligence Service, seguindo a tendência de buscar nomes femininos que representam o serviço. 

Isso acontece também com assistentes de outras empresas de TI, como a Bia, da Shankya, que representa Business Intelligence Analyst, e a Sara, da Senior (Senior Automated and Responsive Agent).

O chatbot da Linx oferece atendimento aos clientes em diversos serviços, como pedido de segunda via de boleto ou solicitação de acesso. A Lais é capaz de diagnosticar a complexidade da pergunta para acionar, quando necessário, um profissional  do time do suporte.

Durante a fase de testes, a ferramenta ultrapassou a marca de 13 mil atendimentos efetuados. Destes, 76% foram classificados como eficaz e efetivo.

“A Linx está sempre em busca de novas tecnologias para seus clientes. Decidimos trazer este nosso conhecimento para a área de suporte a fim de gerar mais conveniência e otimizar o serviço que prestamos diariamente”, explica Fábio Xavier, diretor de suporte na Linx. 

No momento, a assistente está disponível exclusivamente para os clientes da Linx, com foco em questões administrativas e financeiras. 

“O próximo passo é que o chatbot sirva como ferramenta de primeiro contato com potenciais clientes e de suporte técnico de produtos que a empresa fornece para o mercado”, completa Xavier.

A Linx fechou o ano passado com uma receita operacional bruta de R$ 656,1 milhões, um aumento de 15,5% em relação a 2016.