Rafael Borges, head de sistemas de informação da Descomplica. Foto: divulgação.

A Descomplica, startup focada em educação digital, adotou a solução de gestão empresarial Oracle Cloud Enterprise Resource Planning para escalar seus processos.

Desde a implantação, a empresa reduziu as despesas em uma média de 20% e, dentro de mais sete ou oito meses, o valor de investimento já deve ser totalmente compensado. 

A escolha do ERP aconteceu em dezembro de 2018, a partir de um benchmarking junto aos investidores após o rápido crescimento da edtech, com o aumento da gama de serviços oferecidos a partir de 2017.

Segundo a empresa, a área de compras foi centralizada com a solução e todos os Service Level of Agreements (SLA´s) puderam ser melhorados, com otimização de tempo. Antes, várias semanas eram necessárias para realizar um reembolso ou converter um pedido de compra, por exemplo, o que agora é feito em uma semana.

No setor de vendas, só era possível visualizar no banco de dados as vendas B2C geradas por meio de landing page. Agora toda a receita pode ser checada através das linhas de negócios e canais de vendas, o que permite uma visão completa da receita da companhia. 

“Temos agora toda a operação, e principalmente, a gestão financeira da empresa em alta performance. Com certeza, esse é o ponto mais forte do Oracle Cloud ERP para nós", Rafael Borges, head de sistemas de informação da Descomplica.

No RH, antes era necessário um enorme time para realizar as atividades, agora uma equipe mais enxuta consegue dar conta da rotina. 

Além disso, as tarefas que demandavam mais atenção acabavam ficando em segundo plano por falta de tempo e agora são realizadas por parte do time, que conseguiu organizar o seu tempo de uma forma mais equilibrada.

"A empresa consegue visualizar melhor o que é prioridade naquele momento e o que pode ser deixado em segundo plano. Deste modo, há uma otimização de tarefas e um ganho real de tempo e faturamento financeiro", explica Adrian Duran, vice-presidente de customer success e consultoria Oracle na América.

Fundada em 2011, a carioca Descomplica já captou mais de US$ 31 milhões em investimentos, atuando desde o reforço escolar e preparação para o vestibular até cursos de graduação, pós-graduação e preparação para concursos.