Max, seu amigo, quer lhe recomendar um filme. Foto: reprodução.

O Netflix lançou esta semana o Max, um novo sistema de recomendação de filmes para seus assinantes, com um talento especial para indicar filmes quando o usuário não ideia do que assistir.

Por enquanto a novidade está em testes, e só funciona para o app do serviço no videogame Playstation 3, mas deverá ser expandido para outras plataformas como o iPad e Smart TVs nas próximas semanas, mas segundo aponta o Gizmodo, ele é bem curioso.

Se você entrar no Netflix com vontade de ver algo, mas não sabe o quê, nem onde procurar, o Max conversa com você, lhe fazendo perguntas e tentando ajudar.

As perguntas são sobre gêneros preferidos de filme, temas, ou de atores e diretores.

Para isso, o Max mostra possíveis escolhas para o usuário, que dá notas e mostra quais são suas preferências. Em seguida, usando seus algoritmos, o Max chega a uma sugestão.

Ainda assim, se o usuário está a fim de se aventurar, o Max também conta com o recurso “Mystery Call”, em que sugere títulos de "bate-pronto", baseado simplesmente em preferências de "conversas" anteriores.

Agora a notícia ruim: este curioso recurso só está disponível por enquanto para assinantes do serviço nos Estados Unidos. Paciência.