CHAPA BRANCA

Governo federal edita Wikipedia

28/07/2014 13:32

Pessoal está fazendo hora extra no Planalto.

Tamanho da fonte: -A+A

Onze computadores do governo federal foram usados para alterar páginas da Wikipédia, incluindo entradas sobre o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), do Movimento Passe Livre e do ex-governador José Serra (PSDB-SP).

A revelação foi feita pela Folha de São Paulo desta segunda-feira, 28. O jornal fez um levantamento com os endereços de IP registrados em nome do Serpro e da Presidência da República.

Como todas as edições, as alterações, feitas entre 2008 e 2014, ficam registradas no wiki e podem ser rastreadas, mesmo depois de desfeitas.

Segundo relata a Folha, o caso mais relevante de edição ocorreu em dezembro de 2013, quando uma conexão de internet da Presidência foi usada para retirar trecho sobre suspeitas de corrupção na Funasa quando Alexandre Padilha era diretor do órgão, e incluir elogio ao programa Mais Médicos.

As edições incluem ainda alterações sobre o Movimento Passe Livre, mencionando a violência dos protestos e o fato de que uma eventual concessão de transporte 100% subsidiado pelo governo implicaria em quedas no orçamento de saúde e educação.

Sobre Serra, em edição feita durante a campanha presencial de 2010 contra a atual presidente Dilma Rousseff, foi incluído um trecho que afirmava que o candidato tucano pretendia "acabar com todas as empresas estatais e sucatear todas as empresas públicas".

A Folha procurou o Serpro para comentar o caso, mas a estatal disse que não pode se manifestar por questões de sigilo contratual com o governo.

A Presidência disse que não poderia se posicionar a tempo para a reportagem e sugeriu que um pedido fosse feito pela Lei de Acesso a Informação.

Veja também

Como criar um hoax na internet

Mauricio Cid, o criador do blog e do perfil no Twitter Não Salvo matou o Seu Barriga...

… ao menos na internet.

Tuiteiro com mais de 331 mil seguidores, Cid colocou na prática as teorias da criação do hoax – ou embuste, notícia falsa, na internet. Édgar Vidar, o ator que interpretou Seu Barriga no seriado Chaves foi a vítima de Cid e cerca de 100 pessoas na Campus Party.

O que é um hoax?

NO BRASIL
Wikipédia quer universidades

Enciclopedia virtual quer monquistar mais instituições para seu projeto, hoje adotado em 13 universidades brasileiras, incluindo UFRGS e UFPR.

ELEIÇÕES
PSTU no controle total do Sindppd-RS?

Chapa ligada à CUT pode não fazer a votação necessária para ter cadeiras na diretoria.

VERSÕES
Porto Alegre: happy ou unhappy?

Vídeos mostram visões opostas da capital e geram polêmica na Internet.

DEMI GETSCHKO
Brasil entra em Hall da Fama da Internet

Getschko é o atual diretor do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

APITA BRASIL
Tópicos mais falados na Copa do Mundo

Desde o lançamento da plataforma foram analisadas cerca de 56 mil postagens.

CAMPANHA
Conheça o homem de TI de Aécio Neves

Rodrigo Baggio coordenará campanha do candidato tucano na parte de tecnologia e inclusão digital.