Sistema em uma mesma plataforma serviços como email, mensagens e telefonia. Foto: flickr.com/photos/branman1975.

O bureau de crédito Serasa Experian implementou a solução de comunicação unificada Microsoft Lync Server com a consultoria Brasoftware.

Luciano Brandi, gerente da área de Sistemas Distribuídos da Serasa Experian, explica que a ferramenta de colaboração anterior, estava sendo utilizada pelos 400 colaboradores da área de TI da empresa. Agora, estão conectados todos os 3 mil colaboradores.

Parceira há mais de 10 anos da Serasa Experian, a Brasoftware desenhou o projeto, em conjunto com a Microsoft, e realizou a implementação da ferramenta em janeiro deste ano, finalizando a transição para o novo sistema em maio.

“Percebemos uma redução significativa de custos de telefonia, além de diversos elogios de nossos colaboradores, em razão da produtividade e da facilidade de uso”, diz Brandi.

COMUNICAÇÃO UNIFICADA

O Lync Server e diversos dispositivos móveis implementados pela Serasa Experian reúnem em uma mesma plataforma serviços como email, mensageiros instantâneos, videoconferência, colaboração, telefonia (fixa e móvel).

Através do Lync, é possível realizar ligações internacionais para o Brasil com o custo de uma chamada local e o acesso à videoconferência diminui a necessidade e gastos com viagens.

O próximo passo para a empresa será aumentar essa versão para um número cada vez maior de colaboradores.

Além disso, a ferramenta permite que parte dos colaboradores carregue consigo o seu ramal telefônico, desviando as chamadas para o celular, outros números ou em outro dispositivo com o programa instalado.

Caso a ligação não seja atendida, a mensagem de voz poderá ser ouvida pelo email, por meio de arquivos de áudio.