José Carlos Queiroz, diretor de segurança e saúde da Ascenty. Foto: divulgação.

A Ascenty, empresa de data center com foco na América Latina, anunciou a contratação de José Carlos Queiroz como seu diretor de segurança e saúde, cargo recém criado pela companhia.

Queiroz vem da IBM, onde atuava há mais de nove anos e era gerente de engenharia de segurança do trabalho da empresa para o Brasil. 

Com mais de 25 anos de carreira, o executivo trabalhou por outros 13 na Ericsson, companhia na qual foi engenheiro de software.

O profissional é engenheiro eletricista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho na Unicamp, além de gerenciamento de projetos e gestão em saúde pelo Senac.

Na Ascenty, Queiroz chega para dar suporte à estratégia de expansão da empresa, com o desafio de manter o ambiente de trabalho seguro e saudável em meio à construção de sete novos data centers, com mais de 200 mil metros quadrados em operação e construção, em três países.

"Chego com o objetivo de fornecer e manter um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenindo lesões ou doenças para nossos funcionários, clientes, fornecedores, contratados e comunidade”, afirma José Carlos Queiroz, diretor de segurança e saúde da Ascenty.

Fundada em 2010, a Ascenty possui 22 data centers próprios no Brasil, Chile e México, sendo 15 em operação e sete em construção, interconectados por 4,5 mil km de rede de fibra óptica proprietária.

Em 2018, a empresa foi comprada por US$ 1,8 bilhão pela Digital Realty — americana com mais de 260 data centers localizados em toda a América do Norte, Europa, América Latina, Ásia e Austrália  — junto com a Brookfield, gestora de ativos brasileira dos segmentos de infraestrutura e private equity.