PEÇAS

SAP e MarketUp têm acordo focado no B1

28/08/2020 09:09

Vem aí mais uma tentativa da SAP de massificar o Business One. Agora vai?

SAP e MarketUP decidiram mexer as peças no tabuleiro. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

A SAP acaba de fechar um acordo com a MarketUP, uma startup de software de gestão na nuvem, visando uma venda conjunta do Business One, produto da multinacional alemã focado em empresas pequenas e médias.

Segundo revela o Neofeed, a SAP entra na parceria com o seu software de gestão para o backoffice, enquanto a MarketUp oferece sistemas voltados à linha de frente do varejo, com destaque para os softwares de frente de caixa.

Acima dessa faixa, a empresa cobra uma assinatura, mas muitos varejistas começam a demandar uma solução mais robusta na retaguarda, onde entra agora o Business One, oferecido por um valor 60% mais barato do que o de mercado.

As duas empresas não abrem o preço do pacote com o B1, o tamanho do mercado alvo ou muitos detalhes sobre o perfil do cliente potencial, falando apenas em “redes que detém a partir de três lojas”.

O negócio parece ser um daqueles que une a fome com a vontade de comer.

O Marketup tem uma boa base de clientes, mas pode estar atravessando problemas para rentabilizar esse alcance.

O modelo de negócio baseia-se em venda de patrocínio para poucos grandes apoiadores interessados em atingir o público de pequenas empresas. Um dos primeiros grandes clientes foi o Bradesco.  

Mesmo para quem cobra, esse mercado não anda para peixe. A Omie, que era uma competidora no mesmo nicho e tem investidores de grife como a MarketUp, decidiu partir para outra e oferecer o seu software para empresas de médio porte.

Já a SAP tem um modelo comercial consolidado, mas a penetração do B1 no mercado simplesmente não aumenta como desejado. 

O software foi introduzido no mercado brasileiro em 2005. Faz tempo que a SAP não abre números sobre a quantidade de clientes no país. A última informação da reportagem do Baguete é de 6 mil clientes em 2018.

O número pode ser maior hoje. Daniel Cabrera, diretor da SAP Business One no Brasil, disse ao Neofeed que a operação brasileira é que mais cresce no mundo há três anos.

Mesmo que o número tenha dobrado, ele seria apenas respeitável para um player local, mas pouco para o esforço da SAP até agora e frente ao potencial do mercado.

Segundo a última edição da Pesquisa Anual do Uso de TI, realizada pela FGV, a Totvs lidera o mercado de softwares de gestão para empresas com até 180 funcionários no país, com uma participação de 47%. A SAP ocupa a segunda posição, com 12%. 

Já entre as ofertas destinadas especificamente ao varejo, a Linx tem uma fatia de 46,5%.

Uma das primeiras abordagens cogitadas para bombar o B1 era selecionar dois distribuidores no país, a serem anunciados no primeiro trimestre de 2014, o que acabou não acontecendo.

Em agosto de 2014, a empresa colocou uma versão simplificada do B1 a venda por R$ 300 mensais o usuário, em parceria com  o Bradesco e a American Express. O pagamento do serviço é feito unicamente pelo cartão, que é emitido pelo banco.

No ano seguinte, foi a vez de fechar uma parceria com a Elavon, player no mercado de pagamentos com 1,2% de share no mercado brasileiro na época. Nunca mais se falou das duas parcerias. 

O negócio com a Elavon, aliás, é uma espécie de precursor da oferta da Stone pela Linx, no sentido em que contava com gerar sinergias entre o mundo de pagamentos e de sistemas de gestão.

A oferta da Stone pela Linx gerou um grande enrosco e agora está indefinido se a companhia ficará mesmo com a Rede, será vendida para a Totvs ou ainda para a Rede, que parece correr por fora.

Qualquer desdobramento não parece muito bom para a SAP. Se o negócio sair para o lado das operadoras de pagamentos, a Linx se tornará um player ainda mais forte no varejo, um dos mercados potenciais não só do B1, mas de toda o portfólio da SAP.

Se o negócio sai para o lado da Totvs, a concorrente brasileira verá a sua posição ainda mais reforçada, complicando os esforços da SAP para penetrar no mercado de médias empresas de maneira geral.

Veja também

ESTRADA
BBM Logística adota S/4 Hana

Projeto com tecnologia da SAP liderado pela Cast tem intenção de facilitar fusões da empresa de transportes no futuro.

TRABALHO
SAP quer formar 7 mil no Brasil

Programa começa com capacitação sobre Business One para 350 em São Paulo. 

CLIENTES
Omie: ERP de graça até dezembro

Companhia está preparada para deixar de ganhar R$ 12 milhões com a jogada.

ESCOLHA
Serpro usa ERP na nuvem da MXM

Estatal federal de TI escolheu fornecedor de médio porte para seu sistema de gestão.

LADO POSITIVO
Coronavírus foi bom para os CIOs?

Grandes migrações para home office ajudaram TI a se aproximar dos CEOs, afirma o Gartner.

CONTABILIDADE
Ardagh adota SAP Concur no Brasil

Processo de reembolso, que demandava duas horas, agora leva entre 15 e 20 minutos.

INFRA
Coruripe migra para nuvem Azure

Projeto em uma das maiores produtoras de açúcar teve apoio da Sky.One.

REDES
Vamos manter o LinkedIn profissional?

Cantadas em perfis de mulheres e conteúdo de baixa qualidade estão estragando a rede social corporativa.

EXPERIÊNCIA
Por que me afastei do ecossistema de startups?

Um meio tão tóxico quanto o corporativo tradicional, porém com videogame e happy hour bancado pela empresa.

VAREJO
Grupo Guararapes compra SAP S/4 Hana

A duração prevista para a implantação é de 24 meses. Implantador está sendo definido.

ERP
Widepartner compra Cora

Portugueses compram parceria da Sage no Brasil de olho no mercado X3.

CANAIS
Seidor vende licenças do Concur

SAP está ampliando as vendas indiretas da sua solução de gestão de viagem.