ENTIDADE

Empresas fundam associação de O2O

28/10/2015 13:26

Entra as empresas do grupo estão 99Taxis, Loggi, Baidu, Kekanto, Easy Taxi e GetNinjas.

Yan Di, presidente da ABO2O e diretor-geral do Baidu Brasil. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Um grupo de 22 empresas e 3 fundos de investimento criou a ABO2O, primeira associação do Brasil que reúne os representantes do setor de O2O.  O termo “O2O” resume a expressão “online to offline” e define o modelo de negócios que utiliza canais online para a venda de serviços e produtos do mundo offline e vice-versa.

As empresas que fazem parte do grupo são 99Taxis, Iguanafix, Apontador, Loggi, Baidu, Kekanto, ChefsClub, Mercode, Confrapar, Moip, Easy Taxi, Monashees, Emprego Ligado, Peixe Urbano, Emotion.me, Rapiddo, Get Ninjas, Restorando, Grubster, Trinks, Guia de Motéis, Vaniday, HelpSaúde e W7 Venture Capital.

No Brasil, um estudo produzido pela ABO2O estima que o potencial para este mercado é de R$ 1 trilhão ao ano, impulsionado pelo surgimento de novos serviços e pelo boom de investimentos no setor. 

Também devem contribuir para esta expansão a maior penetração do uso de internet móvel, que deve crescer dos atuais 34,4% (2015) para 47,6% da população brasileira até 2018.

“Mesmo em um momento conturbado da economia brasileira, quem precisa contratar pessoas ou serviços, por exemplo, encontra dificuldades de encontrar profissionais qualificados em áreas como limpeza ou logística. Serviços como O2O podem resolver esse desequilíbrio entre oferta e demanda, conectando profissionais às pessoas ou empresas”, afirma Fernando Okumura, vice-presidente da ABO2O e CEO do Kekanto.

Em alguns segmentos, como pedidos de táxi e entrega de comida, a plataforma O2O já apresenta forte adesão dos consumidores. De acordo com o estudo da ABO2O, 20% das chamadas de táxi e pedidos de comida nas grandes cidades brasileiras ocorrem via app. 

No conjunto de todos os serviços, porém, o Brasil aparece em estágio inicial de desenvolvimento do setor O2O.

“São objetivos centrais da ABO2O incentivar o crescimento do mercado brasileiro de O2O, defender o interesse coletivo da indústria e auxiliar as empresas do setor a desenvolver serviços que facilitem a vida do consumidor com a oferta de produtos mais inteligentes e práticos”, diz Yan Di, presidente da ABO2O e diretor-geral do Baidu Brasil.

Veja também

NA CAMISA
99Taxis patrocinará o Corinthians

O contrato de R$ 3,5 milhões é válido até o final de 2015.

GESTÃO DE VENDAS
Meus Pedidos recebe aporte

As investidoras são Monashees Capital e Qualcomm Ventures. 

DUELO DOS APPS
99Taxis: desconto de 20% em qualquer corrida

Promoção é válida para todas as corridas pagas por meio do aplicativo, que utiliza o PayPal.

E-MAIL
Easy Taxi é integrado ao Outlook

A Easy Taxi e a Microsoft lançaram uma versão do app ligada ao e-mail do Office 365.

MARKETING
iFood estampa marca na camisa do Santos

O acordo é válido para os jogos das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Corinthians. 

PONTUANDO NO TAXI
Easy Taxi firma convênio com Multiplus

Promoção renderá 20 pontos a cada corrida solicitada via celular e paga com cartão de crédito via app.