Francisco Pinto Neto

A Unify, multinacional de comunicações unificadas, ampliou seu canal na América Latina, com o fechamento de um acordo com a Network1, distribuidora da ScanSource Inc. 

O negócio engloba as vendas no Brasil, Colômbia, México, Peru, países da América Central e Caribe, que fazem parte da área de atuação da Network1, e segue a estratégia global go-to-market da Unify.

Até agora, a Unify era distribuída no país apenas pela Velans, uma distribuidora especializada em comunicações criada pela Phonoway, empresa que era ela mesma um dos maiores revendedores na marca no país.

Pelo visto, a Unify decidiu abrir um pouco mais o mercado, repercutindo por aqui um acordo que a companhia já mantinha com a ScanSource nos Estados Unidos, Reino Unido e na Holanda. A ScanSource levou a Network1 por R$ 70 milhões em agosto do ano passado.

“Estamos muito contentes com este anúncio, sobretudo por conta da cobertura da Network1 na América Latina”, afirma Francisco Pinto Neto, vice-presidente de canais da Unify para a América Latina.

Neto é, ele mesmo, uma novidade na Unify, tendo sido contratado pela empresa em julho, vindo da posição de VP de Vendas da Silver Peak Systems.

Outras contratações nos últimos tempos já sinalizavam que a empresa promoveria um sacode na sua área de canais: Joeval Martins, ex-diretor de Canais da D-Link Brasil, como novo diretor de Canais da empresa para o Brasil foi contratado em setembro.

Também significativamente, Plínio Targa foi anunciado em julho como novo general manager para a América Latina. No último ano, ele atuou como diretor de vendas na Phonoway.

Mudanças tem sido uma constante na Unify, antiga Siemens Enterprise Comunications, que trocou de nome em outubro de 2013.

Desde então, a companhia atravessa um período de transformação em seu modelo organizacional para melhorar sua posição em um mercado de intensa competição contra organizações do porte de Cisco e Avaya, para ficar em apenas dois exemplos.

Assim como muitos players que atuam na oferta de soluções de comunicação, a fabricante também trabalha para deixar de ser uma provedora de hardware para fortalecer suas frentes de software. 

De acordo com a Frost & Sullivan, a Unify tem a maior participação de mercado do setor de Comunicação e Colaboração Unificadas (Unified Communications and Collaboration - UCC).

A empresa tem no Brasil unidades em nove cidades: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília e Campinas.