Grupo conta com 67 unidades em 11 estados. Foto: divulgação.

O Grupo Oncoclínicas, especializado em oncologia, hematologia e radioterapia, adotou a solução Amazon WorkSpaces, ferramenta de desktop como serviço (DaaS) da Amazon Web Services (AWS), para implementar a estrutura de trabalho remoto durante a pandemia.

A implantação foi da CloudIgniter, parceiro especialista na nuvem AWS.

Em março, o Grupo Oncoclínicas instituiu o home office e se deparou com o desafio de garantir uma estrutura de trabalho de qualidade para a equipe. Após realizar pesquisas, identificou a AWS como a única a trazer uma solução que poderia escalar com rapidez.

A empresa solicitou uma prova de conceito à AWS, que preparou um ambiente baseado no Amazon WorkSpaces em apenas duas horas. A primeira máquina foi, então, montada em 30 minutos pela CloudIgniter.

Após a definição de requisitos, foram entregues as primeiras 50 máquinas no intervalo de 24 horas e, após três dias, o número foi escalado para 300.

Inicialmente, o grupo destacou como necessidade principal o acesso do corpo clínico – médicos que, alocados nas clínicas, trabalhavam com computadores desktops, por onde registravam laudos e prescreviam receitas e exames para seus pacientes. 

Outra prioridade foi a equipe de recepcionistas e call center, composta por telefonistas responsáveis pelo atendimento ao cliente, incluindo a marcação de procedimentos como agendamento e confirmação de consultas. 

Como o novo modelo de trabalho home office mostrou que havia o risco de se perder consultas por falta de equipe no call center, os profissionais dessa área foram incluídos no projeto ainda na primeira fase de implantação.

Atualmente, são utilizadas 190 máquinas virtuais, mas o número chegou a 400 durante o pico da pandemia. 

Segundo o Grupo Oncoclínicas, o projeto também foi possível porque o Amazon WorkSpaces ajuda a cumprir requisitos de conformidade e segurança, incluindo qualificação para a lei de portabilidade e responsabilidade de seguro saúde (HIPAA na sigla em inglês).

“A estrutura do Amazon WorkSpaces elimina a necessidade de se trabalhar com VPN no computador pessoal do colaborador, diminuindo riscos de contaminação em nossa rede. Além disso, com todos nossos workloads em ambiente remoto, conseguimos uma integração completa de nossos sistemas, permitindo que os gerentes das clínicas acessem relatórios mesmo trabalhando de casa”, conta Luiz Cruz, gerente de tecnologia da Oncoclínicas. 

A empresa ainda destacou a redução de custos: ao final do projeto, a solução ficou 18% mais barata do que a inicialmente orçada. 

“O outro provedor que contatamos queria entregar custo por hora, limitando o uso a oito horas por dia. Isso tornaria a gestão mais complexa e precisávamos de tranquilidade. A AWS me entregou um pacote completo em que não tivemos esse tipo de preocupação”, afirma Cruz.

Fundado em 2010, o Grupo Oncoclínicas tem sede em São Paulo e conta com 67 unidades em 11 estados, com uma equipe com mais de três mil colaboradores.

Com sede em Belo Horizonte, a CloudIgniter é especialista em engenharia de nuvem AWS, banco de dados e desenvolvimento de aplicações.