Qualquer semelhança não é mera coincidência. Foto: divulgação.
Impressoras 3D são o assunto da vez, mas a verdade é que o aspecto da maioria delas não e lá muito empolgante. Pelo menos até agora.
A MarkForged, uma startup de Boston, nos Estados Unidos, acaba de lançar um equipamento totalmente em alumínio, com cantos arredondados e visual minimalista.
Qualquer semelhança com a Apple não é apenas mera coincidência.
“Sem dúvida a Apple é uma inspiração. Queremos fazer um produto que as pessoas coloquem em cima da mesa e mostrem para quem vier ao escritório”, resume Gregory Mark, CEO da MarkForged.
Com 57 centímetros de largura, 35 de altura e 30 de profundidade, a Mark One cabe bem em cima de uma mesa - nas fotos de divulgação, do lado de um Mac Book Pro.
Apesar dos méritos do design da máquina, feito por PhDs em design industrial do MIT, a verdade é que o mercado de impressão 3D é bem diferente da eletrônica de consumo. O visual conta, mas não é o fator decisivo na compra.
Por isso, é uma boa notícia para os investidores da MarkForged que a Mark One também se destaca nos quesitos técnicos, sendo o primeiro equipamento do gênero capaz de imprimir peças com fibra de carbono, em combinação com materiais termoplásticos, nylon ou fibra de vidro.
A fibra de carbono é cinco vezes mais forte que o aço, mas pesa dois terços menos.