Laércio Cosentino, CEO da Totvs.
A Totvs fechou um acordo com a Amazon pelo qual clientes da empresa brasileira de sistemas de gestão poderão optar por rodar parte ou a totalidade de suas soluções na nuvem da Amazon Web Services a partir de junho.
“Percebíamos que tínhamos clientes que já eram usuários da Amazon, mas não conseguiam extrair todos os benefícios da nuvem pública. A partir disso, evoluímos algumas de nossas soluções para oferecer mais desempenho na nuvem”, destaca Laércio Cosentino, CEO da Totvs.
A Amazon abriu seu data center no Brasil em 2012. Com o acordo com a Totvs, a empresa ganha um impulso e tanto no país.
Dona de um faturamento de R$ 1,8 bilhão em 2014, uma alta de 12% frente ao ano anterior, a Totvs lidera em sistemas de gestão para pequenas e médias empresas no país, com uma participação de 51% entre as empresas com até 170 usuários segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV).
Já no segmento de empresas médias, de 170 a 700 usuários, a Totvs tem 40%. Somente entre as grandes empresas, com mais de 700 usuários, a Totvs não é líder, ficando com 20% de share frente a 51% da SAP.
A Totvs oferecia ela mesmo serviços de data center há 12 anos. Ainda em 2012, a empresa investiu R$ 20 milhões em ampliar o seu centro de dados em São Paulo para 1,5 mil metros quadrados e comprar geradores para garantir autonomia de cinco dias.
Desde então, no entanto, a Totvs ampliou muito sua aposta em softwares na nuvem.